Presidentes
Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea destaca o Tratamento de Águas Residuais
11/06/2015|  Autor : Assessoria|   Fonte : Assessoria

A 3ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua, sediada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia (Crea-RO), teve inicio na manhã de ontem(10) e segue até amanhã (12). Com a presença dos presidentes  dos  Crea´s, a Diretoria Executiva da Mútua, os Assessores do Confea e os Diretores Regionais da Caixa de Assistência.

A reunião foi aberta com  a participação especial do Engenheiro Aeronáutico Alejandro Cano Saavedra- Coordenador da Rede da Cidadania por uma Nova Cultura da água em Tajo/Tejo com seus afluentes em Espanha e Portugal e Diretor da Fundação Nova Cultura que palestrou sobre “Las Águas del Rio Tajo- Paradigma De Colonialismo Hidrício, em seguida o Engenheiro Florestal José António Falcão Mendes, consultor técnico do ambiente e Presidente da PRAGMIT- Cooperativa de Serviços para Preservação do Ambiente (residente em Porto – Portugal), que palestrou sobre o Tratamento de Águas Residuais.

De acordo com o Engenheiro Florestal José António Falcão Mendes, a apresentação do sistema de Tratamento de Águas Residuais em Porto Velho, visa um intercâmbio tecnológico único e exclusivo entre Brasil e Portugal. “Precisamos preservar o ambiente geral, promovendo a execução de programas e projetos e seu intercâmbio entre diversas entidades, nomeadamente, ao nível do tratamento de efluentes de origem agrícola, industrial e doméstica, segundo métodos naturais e ecologicamente sustentáveis”, afirma José Falcão.

No decorrer da reunião, os presidentes debateram a respeito da revogação da Decisão Plenária PL nº 1230/2007 do Confea: Firma Individual de Leigo, a revisão da Resolução 336/1989, a Resolução nº 413/97 – Decisão do TCU sobre a exigência do visto para PJ participar de licitação, Legitimidade da Resolução 51, de 2013, do CAU, regulamentação da concessão de diáras dos Diretores da Mútua ( Direx) e Regionais, Subsídios a uma nova legislação para licitações Estatais.  O primeiro dia de reunião do Colégio de Presidentes foi encerrada com a palestra do Engenheiro Civil Guilherme Büest, que falou a respeito do Convênio Abenc  (Associação Brasileira de Engenheiros Civis) União Europeia.

Segundo o representante Abenc, Guilherme Büest, o principal objetivo do evento é trazer para o Brasil o know-how de um sistema de tratamento de águas, com tecnologia desenvolvida na Alemanha e utilizada em vários países da Europa, apresentando resultados positivos para o meio ambiente e para a qualidade de vida das populações onde foi implementado.

O presidente do Crea/RO, Nélio Alencar, destaca que as reuniões do Colégio de Presidentes, fortalecem as ações dos conselhos. “Estamos discutindo várias resoluções, leis e normas além de temas importantes e primordiais para o desenvolvimento de um trabalho mais eficiente e eficaz . Essa troca de experiências entre o Creas, fortalece as ações dos conselhos. Destacamos a estabilidade financeira do Crea/RO, que hoje serve de exemplo para o demais Creas do Brasil”, aponta Alencar.


COMENTE COM O FACEBOOK


Portalrondonia Comunicações Ltda. E-mail: [email protected]