Infantil
Semed anuncia balanço do programa Crianças Saudáveis realizado em escolas da zona rural
11/06/2015|  Autor : Assessoria|   Fonte : Assessoria

  A Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com a Inmed Brasil e Fundação GDF Suez através do Programa Crianças Saudáveis, Futuro Saudável realizou uma capacitação para centenas de crianças, gestores, professores e comunidade de nove escolas rurais de Porto Velho, na abrangência do Distrito de Jaci Paraná até Fortaleza do Abunã.

    De acordo com Aldenízia Silva de Almeida Farias, da Divisão de Saúde Escolar, o Programa tem por base transformar as crianças em agentes de mudança, levando mensagens educativas de saúde, higiene alimentar, pessoal e ambiental para suas famílias. Ela conta que as comunidades escolares receberam orientações sobre higiene, alimentação saudável, implantação de hortas suspensas, meio ambiente e tratamento de água. “Estamos dando continuidade a diversas ações da Secretaria de Educação. Agora estamos prestando conta do que foi realizado dentro do cronograma para o mês de maio, do programa Crianças Saudáveis, Futuro Saudável que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida de crianças e comunidades”, afirma Aldenízia.

    Entre as diversas ações da Semed aconteceram capacitações para 81 Gestores e professores nas escolas onde foram entregues apostilas sobre Alimentação Saudável e Nutrição e Educação Sanitária. Também 77 alunos  das Escolas Boa Esperança e Olympia Salvatore receberam a palestra sobre Desinfecção Solar da água -o SODIS; Foram atendidas 86 da comunidade (Distrito de Fortaleza do Abunã: 25 Distrito de Jirau: 21 e Distrito de Jaci: 35); 585 alunos da Escola Joaquim Vicente Rondon) na I Amostra de Material Reciclável; 545 alunos das escolas Joaquim Vicente Rondon e Nossa Senhora de Nazaré através do Dia do Desafio (27 de maio), quando foram abordadas as temáticas da alimentação saudável e atividade física em alusão ao dia Mundial da Saúde e 48 alunos da Escola Olympia Salvatore realizaram a coleta da alface para consumo na merenda escolar.

    Também foi realizado a Oficina de horta suspensa em garrafas Pet na Associação das Mulheres de Jaci Paraná em parceria com o CRAS – Centro de Referência de Ação Social de Jaci Paraná/RO e EMATER – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Jaci Paraná/RO. Estiveram presentes 40 pessoas da comunidade, o Técnico da Emater, Dilmar Elias Reis, ponderou sobre o preparo da terra para o plantio e quais tipos de sementes podem ser plantadas em hortas suspensas e quais podem ser plantadas no sistema de hortas horizontais. A Oficina teve como objetivo incentivar a comunidade a realizar suas hortas domésticas, para consumo de alimentos saudáveis e conscientização do uso de material reciclável.

    As escolas municipais atendidas foram: Barão do Rio Branco (Fortaleza do Abunã); Marechal Rondon (Distrito do Abunã); Boa Esperança (Linha F – Velha Mutum); Santa Júlia (Vila da Penha); Olympia Salvatore (Distrito de Jirau); Valdeci Teixeira (Ramal 31 de março- Distrito de Jirau); Cora Coralina (Distrito de Jaci); Nossa Senhora de Nazaré (Distrito de Nova Mutum); Joaquim Vicente Rondon (Distrito de Jaci), além do CRAS – Centro de Referência de Ação Social (Associação de Mulheres de Jaci Paraná).


COMENTE COM O FACEBOOK


Portalrondonia Comunicações Ltda. E-mail: [email protected]