Incêndio
Destruído e há meses sem direção, SINDSEM de Ji-Paraná elege nova diretoria neste dia 11
10/06/2015|  Autor : Assessoria|   Fonte : Assessoria


O Sindicato dos Servidores Municipais (SINDSEM) de Ji-Paraná estará realizando eleições nesta quinta-feira (11) para a nova diretoria da entidade, que há meses está sem uma direção legitimamente eleita, por completo descaso da diretoria cujo mandato venceu em 31 dezembro último, após uma discutível prorrogação do mandato que tinha vencido em 13/05/2014. Essa direção, que tinha como presidente o professor Antônio Barbosa, não realizou em tempo hábil o processo eleitoral para a nova diretoria.

Em janeiro deste ano um dos membros da própria diretoria que tinha terminado o mandato ingressou com uma ação na Justiça, 1ª Vara Civil, processo nº 0000670.15.2015.822.0005, requerendo que fosse determinado através de liminar a imediata convocação de eleições pelo SINDSEM, tendo sido concedida a medida solicitada. Entretanto, estranhamente, o próprio autor da ação ingressou com embargos contra a decisão, alegando que o presidente do Sindicato não poderia convocar as eleições, pois seu mandato já tinha terminado e que seria preciso nomear uma Junta Governativa.

Antes da decisão da Justiça sobre esses embargos, o autor da ação entrou em acordo com o então presidente do SINDSEM sobre a realização de uma assembleia para eleição de uma Junta Governativa; sendo este acordo homologado judicialmente. Em 21/02/2015 foi realizada a assembleia, para a qual houve pouca divulgação entre a categoria, em que foi eleita uma Junta Governativa tendo como presidente o servidor Carlos José Geraldo, o Carlão; que teria 60 dias para convocar e realizar as eleições para a nova diretoria do Sindicato. Entretanto, no dia 16/04/2015, apenas cinco dias antes de vencer o mandato da Junta, Carlão divulgou nota informando que as eleições não seriam realizadas porque não teria recursos financeiros.

Após vencido o mandato da Junta Governativa sem que as eleições tivessem sido realizadas, estando a entidade novamente sem direção, um grupo de servidores convocaram nos termos do Estatuto do SINDSEM uma assembleia no último dia 25 de abril e outra em 30 do mesmo mês, nesta foi eleita uma nova Junta Governativa tendo como presidente o servidor João dos Santos; que publicou, finalmente, o edital no dia 09 de maio de 2015 convocando as eleições com votação para esta quinta-feira (11), para a qual se inscreveram três chapas.

Marlene da Anunciação de Morais é candidata a presidente pela chapa 1 "É hora de Levantar". Ela já presidiu o SINDSEM antes dos dois últimos presidentes e tinha deixado a entidade organizada, com sede estruturada, carro e com uma trajetória de atuação em defesa da categoria. Nos últimos anos todo esse legado foi perdido, inclusive duas sedes do sindicato foram destruídas por incêndios e a entidade deixou de fazer a defesa efetiva dos interesses da categoria e de ter conquistas. A proposta da Chapa 1,  que é apoiada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), é reorganizar o SINDSEM, resgatar a credibilidade da entidade e o poder de mobilização dos servidores municipais de Ji-Paraná.


COMENTE COM O FACEBOOK


Portalrondonia Comunicações Ltda. E-mail: [email protected]