Deputados formam comissão para decidir planos de manejo
30/06/2015|  Autor : ALE-RO|   Fonte : ALE-RO
Parlamentares buscam uma parceria com a Sedam para dar celeridade ao processo...
 

 

Após quatro horas de intensos debates entre madeireiros, deputados e autoridades do setor ambiental, a reunião convocada pelo deputado Alex Redano (SD), no Plenário da Assembleia Legislativa na noite de ontem (29), para definir a liberação dos manejos florestais. O problema maior é a morosidade na liberação dos planos.

De tudo que foi colocado, o objetivo principal dos madeireiros é a liberação imediata dos planos de manejo e a continuação posterior das fiscalizações das áreas pelos fiscais da Sedam. Segundo os madeireiros, no ano passado foram liberados 760 planos de manejo. Esse ano foram fiscalizados somente 50 planos de manejo e mesmo assim não obtiveram ainda a liberação para o corte.

Vilson Sales, secretário da Sedam, marcou nova reunião para a tarde de hoje (30) quando, depois do parecer técnico e aval do governo, poderá ou não liberar a produção madeireira imediatamente.

Outro argumento usado pelo secretário é de que o órgão está sem pessoal para atuar e que os aprovados no último concurso ainda não foram contratados.

O deputado Alex Redano também deixou definida para hoje a formação de uma comissão que será formada por ele, pelos colegas parlamentares Ezequiel Junior (PSDC), Adelino Follador (DEM) e Jean de Oliveira (PSDB), por dois engenheiros florestais e por dois representantes dos madeireiros. Essa comissão acompanhará os trabalhos da Sedam, na busca de detectar as falhas que entravam todo o procedimento do setor.

 


COMENTE COM O FACEBOOK


Portalrondonia Comunicações Ltda. E-mail: [email protected]