Conectado por

Rondônia, sábado, 27 de abril de 2024.

Jurídicas

Totalizando mais de 14 mil atendimentos em 2023, Ouvidoria do MPRO registra WhatsApp como meio de contato mais utilizado pelo cidadão


Compartilhe:

Publicado por

em

Canal desburocratizado de interlocução com a sociedade, a Ouvidoria-Geral do Ministério Público de Rondônia (MPRO) registrou 14.307 atendimentos em 2023. No período, a forma mais utilizada pelos cidadãos para as demandas chegarem à instituição foi o aplicativo de mensagem instantânea WhatsApp, meio que permite a realização de chamadas, envio de textos, áudios, fotos, vídeos e documentos, contribuindo para uma comprovação mais célere da queixa que se busca apresentar ao MP.
O uso do aplicativo atingiu, no ano passado, 4.313 registros, seguido do e-mail (4.193); formulário eletrônico no site do MPRO (3.982); telefone (1.368); presencialmente (494) e, ainda, a carta (7). Esta última, um meio de contato bastante tradicional, se revela como opção para moradores de áreas afastadas e desprovidas da cobertura de internet.
A pluralidade de canais de comunicação ofertados aos usuários promove a acessibilidade e democratização do acesso à Ouvidoria, afirma a Ouvidora-Geral do MPRO, Promotora de Justiça Andréa Luciana Damacena Ferreira Engel, que explica a predominância no uso do aplicativo de mensagens instantâneas, citando a popularização do aparelho celular nos dias hoje. A titular do órgão também menciona as funções da ferramenta como aliadas para um atendimento mais efetivo.
“Além da conversa em tempo real, temos as demais funcionalidades que auxiliam na montagem da denúncia ou da manifestação do cidadão. Fotos, vídeos e documentos nos ajudam a entender melhor o caso e a recolher os elementos que fundamentam as queixas. Tudo é encaminhado à Promotoria de Justiça ou órgão competente, para que depois seja dado o retorno ao usuário”, detalha.
Andréa Damacena pontua que, diante do cardápio de canais, o mais importante é que o cidadão não deixe de acionar a instituição. “Estamos disponíveis para a população, em diversas plataformas e meios”.
Atribuições – Compete à Ouvidoria receber, examinar e encaminhar representações, reclamações, críticas, apreciações, comentários, elogios, pedidos de informações e sugestões sobre as atividades desenvolvidas pelo Ministério Público de Rondônia.
O órgão é também um instrumento de comunicação com a população, sociedade civil organizada, com os demais órgãos públicos e poderes, para receber demandas das áreas da saúde, infância, meio ambiente, educação, infância e juventude. Já os casos de violência doméstica e familiar contra as mulheres devem ser encaminhados à Ouvidoria das Mulheres, um espaço de escuta especializada e humanizada para esse tipo de demanda.
Canais de comunicação – A Ouvidoria-Geral do MPRO disponibiliza os seguintes canais de comunicação para atendimentos referentes à denúncia, reclamação, comentário, crítica, elogio, informação e sugestão:
– via WhatsApp (69) 999 770 127;
– via telefone: fale com a ouvidoria – 0800.647.3700, (69) 999.770.127 e 127;
– recebimento de correspondência via Correios;
– formulário eletrônico, disponível no sítio eletrônico do Ministério Público de Rondônia (https://www.mpro.mp.br/pages/nossos-contatos/ouvidoria/formulario);
– via e-mail: [email protected];
– pessoalmente, na sala da Ouvidoria MPRO, Sala 25, situada no piso da sede do Ministério Público de Rondônia, Av. Jamari, 1555, Pedrinhas, Porto Velho-RO, CEP 76.801-917.
Ouvidoria das Mulheres – O contato com a Ouvidoria das Mulheres pode ser feito via telefone/APP Whatsapp (69) 999 770 180, por e-mail [email protected].br e, ainda, presencialmente.
Compartilhe: