Conectado por

Rondônia, domingo, 28 de abril de 2024.

Jurídicas

TCE-RO dá continuidade à força-tarefa para auditar contas dos municípios


Compartilhe:

Publicado por

em

Dentro da nova filosofia de atuação do Tribunal de Contas (TCE-RO), foi deflagrada, nessa segunda-feira (26/2), mais uma etapa da força-tarefa. O objetivo é auditar as contas dos municípios de Rondônia, referentes ao exercício 2023.

A ação está em sintonia com o Controle Externo Orientado por Dados (CEOD), macrodiretriz do Tribunal de Contas. Entre outros benefícios, está o melhor aproveitamento dos servidores que atuam diretamente na área de controle.

Nessa fiscalização em particular, estão envolvidos 14 profissionais da área de fiscalização do TCE-RO. São contemplados mais cinco municípios: Guajará-Mirim, Vilhena, Ji-Paraná, Cacoal e Buritis.

A ação, que se estenderá até 8 de março, integra o Plano Integrado de Controle Externo (PICE), aprovado pelo Conselho Superior de Administração (CSA) do Tribunal.

CONFORMIDADE

O objetivo é realizar uma fiscalização nas contas de 2023, mais especificamente os demonstrativos contábeis e a conformidade da execução orçamentária e fiscal. Essas contas serão apresentadas ao Tribunal em 31 de março de 2024.

Essa análise é fundamental para a emissão de opiniões sobre as contas de governo dos municípios, que, por sua vez, são informações imprescindíveis para o parecer prévio emitido pelo Tribunal de Contas.
Compartilhe: