Conectado por

Rondônia, terça, 30 de abril de 2024.

Geral

Curso de Jornalismo da UNIR prepara evento para discutir a profissão em Rondônia


Compartilhe:

Publicado por

em

Os profissionais da Comunicação e estudantes de Jornalismo de Rondônia têm um encontro marcado no Primeiro Colóquio de Comunicação e Cultura na Amazônia Rondoniense, o CANOAR. O evento é organizado pelo curso de Jornalismo da Universidade Federal de Rondônia, a UNIR, e será realizado entre os dias 14 e 19 de novembro, de forma presencial. As inscrições são gratuitas, abertas ao público geral, e podem ser feitas a partir de 14 de outubro pelo site www.canoar.unir.br. Siga a página do Instagram @canoar.unir.

O Colóquio traz o tema “Jornalismo, Democracia e Desigualdade”, e vai reunir estudantes, jornalistas, pesquisadores, profissionais da área de comunicação e demais interessados para uma série de debates sobre o mercado local e regional e os desafios da profissão.

A programação terá mesas de debates com convidados regionais e nacionais, além de atividades culturais, com expositores e apresentações artísticas. Haverá, ainda, a votação e a premiação do concurso que vai escolher a logomarca do curso de Jornalismo, que completa 20 anos no Estado. No último dia do evento, haverá uma série de minicursos voltados para os estudantes.

 

Fique por dentro da programação

O evento acontece de segunda a sábado e tem uma programação repleta de atividades: de segunda a sexta, entre 16h e 19h, os inscritos serão recebidos em uma Feira Cultural e Gastronômica, com expositores de Porto Velho. Neste mesmo horário, apenas na terça, haverá o momento “Memórias do Jornalismo Rondoniense”, a partir de relatos de profissionais da área. Em todos os dias, as mesas redondas  começam a partir das 19h, com os seguintes assuntos:

Segunda: Interface entre jornalismo e meio ambiente

Terça: A importância do Jornalismo na defesa da democracia

Quarta: Jornalismo e desigualdade: acesso, produção e representação

Quinta: Rotinas produtivas e precarização do jornalismo/Premiação da logomarca do curso

Sexta: Produção audiovisual na Amazônia

Já no sábado, o CANOAR encerra com oficinas práticas voltadas para os alunos de Jornalismo, buscando aprofundar conhecimentos úteis à profissão. Os conteúdos são variados: Edição de vídeo; Noções básicas de fotografia; Radiojornalismo Esportivo; Produção de conteúdo para redes sociais digitais; Técnicas de entrevista; Design e projetos editoriais.

Segundo a professora Andréa Cattaneo, coordenadora da comissão organizadora do evento, a ideia foi “Construir uma programação que proporcione vieses teóricos, práticos e críticos acerca do tema central, tão atual, para compreender a realidade das técnicas aprendidas por estudantes e praticadas por profissionais da área, diante da imensidão de fatos amazônicos”.

 

Conheça a marca do evento

A sigla CANOAR, além de abreviar o nome do Colóquio, também faz referência à canoa, simbolizando os deslocamentos, os trajetos, as trocas e as interações próprias dos fenômenos da Comunicação e do Jornalismo.

O professor Samilo Takara, membro da organização do evento, explica: “CANOAR é um neologismo que teria como referência o meio de transporte canoa e propõe uma dimensão de verbo para indicar uma ação. Assim, a ideia é que esse nome represente o movimento, a dinâmica de transporte e de conexões que são possíveis por meio da navegação e da Comunicação”.

A marca do evento foi criada pelo jornalista e designer Leony Lima, que buscou uma estética que remetesse à Amazônia, suas cores e texturas em diálogo com o design contemporâneo, sintetizando a proposta de navegar pelos rios e pelos sinais digitais e integrar-se consigo, com a sociedade e com a Comunicação.

Logomarca criada pelo jornalista e designer Leony Lima especialmente para o evento.

 

Segundo o criador, “Em alusão à sigla do evento, o desenho de uma canoa que navega pelas ondas das águas (e de sinais de wi-fi) em tons alaranjados se complementa ao verde da tipografia. Em detalhes rústicos, a inscrição “Canoar” emula o entalhe de madeiras e seu uso artesanal. O tom de verde escolhido, fechado, está diretamente ligado às árvores da região e sua importância no cenário atual”.

 

Curso de Jornalismo da UNIR: 20 anos de desafios e conquistas

O CANOAR é mais uma ação do curso de Jornalismo, que foi criado em 2002 e era ofertado em Vilhena até 2019. No ano seguinte, foi transferido para o campus de Porto Velho e já conta com três turmas em andamento, com 94 alunos matriculados.

O Chefe do Departamento Acadêmico de Comunicação, professor Allysson Martins, ressalta a importância da graduação em Jornalismo neste momento: “O curso de Jornalismo em Porto Velho permite que possamos trazer discussões como as proporcionadas pelo CANOAR para um público não apenas acadêmico, mas para toda a comunidade. Os profissionais formados na UNIR contribuem para melhorias da sociedade rondoniense principalmente na cobrança e publicização dos problemas relacionados ao poder público”, afirma.

Além da graduação, o Departamento de Comunicação submeteu recentemente uma proposta de curso de Mestrado que está sendo avaliada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a CAPES. Caso seja aprovada, a previsão é que esta pós-graduação abra turma em 2023. As atividades do curso podem ser acompanhadas pelo site www.dacom.unir.br.

 

Serviço

Quando: 14 a 19 de novembro

Quanto: gratuito

Como se inscrever: a partir de 14 de outubro pelo site www.canoar.unir.br

Para quem: jornalistas, publicitários/as, estudantes de Jornalismo/Publicidade e Propaganda, professores, público geral

Compartilhe: