Conectado por

Rondônia, quinta, 25 de abril de 2024.

G1

Após ocupação de 100% dos leitos de UTI em Porto Velho, filha fala da morte do pai por falta de respirador e hemodiálise


Compartilhe:

Publicado por

em


Áureo de Souza Costa morreu no início da semana em uma unidade de saúde municipal enquanto esperava por um leito de UTI. Ocupação de leitos da rede privada também está próxima de 100%. Pacientes de Covid-19 em Rondônia não encontram leitos disponíveis
Porto Velho está perto da lotação máxima dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na rede pública e privada de saúde. Por causa dessa carência de leitos, duas pessoas morreram em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no início da semana. Daiana Costa, filha de uma dessas vítimas da Covid-19, fala sobre a perda do pai, o senhor Áureo de Souza Costa.
“A médica falou que o que meu pai precisava era uma UTI com hemodiálise urgente porque o que eles estavam fazendo ali era só amenizar, mas lá mesmo na regulação ela falou que não havia vaga de leito com hemodiálise para ele ser transferido”, diz a filha.
“Quem sabe se tivesse um leito de UTI meu pai ainda estaria vivo e não teria entrado para a estatística negativa do coronavírus”, lamenta Daiana.
Áureo de Souza Costa morreu vítima da Covid-19 em Porto Velho
Jornal Nacional
A rede estadual de saúde está perto de um colapso, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A taxa de ocupação dos leitos de UTI também nos hospitais particulares também está em quase 100%.
“A taxa de ocupação é de 95,9%, e isso é muito próximo de 100% de ocupação. Nós estamos no limite, com três ou quatro leitos disponíveis de UTI só”, disse o secretário estadual de saúde, Fernando Máximo.
O infectologista da Fiocruz, Juan Miguel Villalobos, defende medidas mais duras urgentes para evitar o colapso total. “Nós vamos ter nos próximos 15 dias um número de infectados que não vamos poder regular nas unidades de atendimento”, alerta.
Uma unidade de saúde comprada pelo Governo de Rondônia para servir como hospital de campanha está em reforma e deve ser parcialmente entregue na próxima semana, segundo a Sesau.
Rondônia registra nesta sexta-feira (5) mais de 200 mortos e 6,8 mil casos.
Initial plugin text

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: