Conectado por

Rondônia, sexta, 26 de abril de 2024.

Nacional

Manaus sofre maior número de sepultamentos desde o começo da pandemia


Compartilhe:

Publicado por

em


Manaus – O último domingo (26) foi marcado pelo maior número de sepultamentos desde o início da pandemia de coronavírus no Amazonas. Foram realizados 140 enterros e duas cremações, de acordo com a Prefeitura de Manaus. O número expõe um contraste gritante comparado com a média antes da pandemia, em que ocorriam cerca de 30 enterros diários.

Apesar dos números de mortes alarmantes, apenas 10 tiveram a causa confirmada por Covid-19, expondo a falta de diagnósticos que gera a subnotificação de casos no estado. O Amazonas registrou 3.833 pacientes com coronavírus e 304 vítimas, conforme o último boletim divulgado no domingo, mas o número pode ser muito maior pela ausência de testes em massa.

Do total de 142 óbitos, 41 aconteceram em domicílio. Outras 47 pessoas morreram por síndrome ou insuficiência respiratória, e mais 28 tiveram no atestado o registro de causa indeterminada ou desconhecida.

Sepultamentos

Estoque de caixões podem acabar em menos de 10 dias
Estoque de caixões podem acabar em menos de 10 dias | Foto: Lucas Silva

A Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), que gerencia os cemitérios públicos de Manaus, divulgou, que desde o dia 19 deste mês, os cemitérios públicos tem ultrapassado os cem enterros diários, a maioria no cemitério Nossa Senhora Aparecida, bairro Tarumã, Zona Oeste. Nesse período, já são mais de 1,5 mil registros, um aumento de quase 300%, em 16 dias.

Com o aumento na demanda, o município firmou parceria com crematório, instalou contêineres frigoríficos no cemitério Nossa Senhora Aparecida e adotou sistema de ‘’trincheiras’’ para sepultamento, preservando a identidade dos corpos e os laços familiares.

Segundo o jornal O Globo, “após completar sete dias seguidos com mais de 100 óbitos por dia, a capital do Amazonas vê o colapso no sistema funerário se intensificar. E o prazo para evitar que faltem caixões para os mortos fica ainda mais apertado.”

O presidente do Sindicato das Empresas Funerárias do Amazonas, Manoel Viana, afirmou que o aumento de enterros prevê que, em menos de 10 dias, o estoque de caixões se esgote, enquanto a Prefeitura de Manaus, responsável pelo SOS Funeral, reforçou que o serviço está abastecido para atender a demanda.

Colapso na saúde

Funcionários do 28 de Agosto reivindicam melhores condições de trabalho
Funcionários do 28 de Agosto reivindicam melhores condições de trabalho | Foto: Divulgação

O aumento de mortes é o resultado da situação de colapso que o serviço de saúde pública no Amazonas sofre. Segundo dados do governo, quase 90% dos leitos totais para pacientes com Covid-19 estão ocupados, e profissionais da saúde reclamam da falta de condições de trabalho nos hospitais.

Os funcionários do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, no bairro Adrianópolis, Zona Centro-Sul de Manaus, protestaram nessa segunda-feira (28), em frente ao local e denunciam a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), sobrecarga de trabalho e falta de auxílio por insalubridade.

Em entrevista à rádio Tirantes, no dia 17 de abril, o governador Wilson Lima (PSL) falou da preocupação do que ainda podia acontecer no sistema de saúde do Amazonas por conta do grande número de infectados pelo Covid-19.

“Vai chegar o momento em que teremos convulsões e revolta. Em algum momento, nosso sistema de saúde não terá condição de atender todo mundo. Em algum momento, como já estamos vendo em unidades hospitalares, não vou mais ter onde colocar corpos.”

Compartilhe: