Conectado por

Rondônia, sábado, 27 de abril de 2024.

G1

Coronavírus: prefeitura monta abrigo provisório para pessoas em situação de rua em Porto Velho


Compartilhe:

Publicado por

em


São disponibilizados serviços de banho, alimentação e banheiros químicos na Paroquia Sagrada Família. Estado tem 585 notificações e 5 confirmações de Covid-19. Prefeitura monta abrigo provisório para atender pessoas em situação de rua em Porto Velho
Padre Valdecir Cordeiro/Arquivo pessoal
Enquanto a ordem é para ficar em casa devido a pandemia do novo coronavírus, o escopo da Secretaria de Assistência Social e Família (Semasf), com o apoio da Arquidiocese, se volta às pessoas em situação de rua, em Porto Velho. Conforme último levantamento feito pelos assistentes sociais da Semasf, 160 pessoas estão nessa situação em 2016 na capital.
Rondônia tem 585 notificações e cinco casos confirmados para Covid-19. As equipes montaram um ponto para higienização e alimentação na Paroquia Sagrada Família, na rua Buenos Aires, nº 1993, Bairro Embratel. O serviço está disponível a partir desta quarta-feira (25). O horário de atendimento começou às 12h.
Durante pandemia, amigas fabricam e doam máscaras para pessoas em situação de rua em RO
Pesquisadores trabalham para identificar e auxiliar indígenas de etnia da Venezuela que vivem nas ruas de Porto Velho
Segundo a psicóloga Carla Feitosa, diretora do projeto realizados pela Semasf, de início houve a divisão em dois grupos entre as pessoas em situação de rua de Porto Velho. Um é formado por pessoas que são da capital. O outro por imigrantes.
Atendimento
Aos imigrantes que estão em Porto Velho, há uma casa de apoio disponibilizada pela Semasf. Carla Feitosa ressalta que para verificar se há vaga disponível na unidade, é necessário passar primeiro por uma triagem.
Esse serviço é feito pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) – Plantão Social, e pode ser feito a partir de agendamento pelos telefones: 0800-647-1311 ou (69) 9 8473 5966.
“Temos muitos imigrantes em Porto Velho. No Creas, será analisada a real situação desse imigrante. O contato dele será feito por um assistente social e verificar se realmente ele precisa desse vaga”, explica Carla.
No abrigo provisório na Paróquia Sagrada Família são disponibilizados os serviços de banho, alimentação e banheiros químicos. “Estamos atendendo diariamente ao meio dia 70 pessoas. Há distribuição de marmitas e banho”, reforça Giovany dos Santos Lima, psicólogo da Semasf.
A Semasf, localizada na Avenida Pinheiro Machado, nº 1718, Bairro São Cristóvão, está recebendo doações de produtos de higiene e limpeza. Para quem não pode sair de casa é só ligar no (69) 9 8473 3588 (falar com Aldadina).
Dicas de prevenção contra o coronavírus
Arte/G1
Initial plugin text

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: