Suspensão de voos preocupa deputado Federal Marcos Rogério
10/06/2015|  Autor : Assessoria|   Fonte : Assessoria

Nos últimos 30 anos pelo menos 10 companhias aéreas suspenderam voos, em Ji-Paraná. O motivo alegado por elas inclui a ausência de investimentos em infraestrutura aeroportuária, corte na isenção do ICMS para o querosene, falência e queda no volume de embarques, o que não constrata com a realidade de Ji-Paraná, que já registrou quase 60 mil embarques por mês. Foi- se, o tempo em que grandes companhias como a Cruiser, Oceaner, TAM, Avianca, Varig e Passaredo operavam na região.

 Hoje não somente o município, mas o Estado, vive um outro dilema a possibilidade de suspensão de vôos pela Azul Linhas Aéreas, que vem operando no vermelho há um bom tempo. A empresa comprava querosene subsidiado em Rondônia para abastecer seus aviões, mas a isenção no ICMS foi cortada devido a uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIM). Fato este que pode gerar prejuízos econômicos e comerciais para o Estado.

O beneficío da isenção se estende a 15 estados, o que não descarta a possibilidade de reverção do problema, embora o governo Federal já tenha anunciado investimentos de R$ 14 milhões em Ji-Paraná. O Banco do Brasil, através da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC/PR) está realizando investimentos em logística em aeroportos regionais em todo País. Ji-Paraná está entre as cidades selecionadas.

 “O município tem perdido muito por não possuir infraestrutura adequada.

Estou trabalhando intensamente para viabilizar a reforma e ampliação desse aeroporto. Parte do projeto já foi encaminhado, resta somente à liberação dos recursos e execução da obra. Tanto eu como o senador Acir Gurgacz reivindicamos melhorias à conclusão desse projeto, que é de extrema relevância para a população de Ji-Paraná”, ressaltou Marcos Rogério, deputado Federal.

A proposta será executada através do Banco do Brasil, órgão executor do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa). “Aqui em Ji-Paraná já houve uma solicitação de notam junto a ANAC para que não sejamos prejudicados. Infelizmente, fomos surpreendidos com a noticia da possibilidade de suspensão dos vôos da Azul devido o corte na isenção para compra de querosene”, lamentou Osmar Farinácio, diretor da Câmara de Digitentes Lojistas (CDL)

A Azul oferece 106 vagas para Cacoal e 72 para Ji-Paraná e Vilhena. “Nós da Acijip já cobramos providências por entender a importância do aeroporto para nossa região Central. Queremos que esses problemas sejam resolvidos para que não resvalem em nossa economia. É preciso uma ação conjunta de deputados e senadores para resolver esse problema em definitivo”, comentou Hugo Araújo, presidente Acijp.

Capacitação

O parlamentar disse ainda que está preocupado com a capacitação dos profissionais que trabalham no aeroporto, pois a ausência de atualização de conhecimentos acarreta em sansões da Anac com restrições ao aeroporto com emissão de uma Notam que impede a realização de vôos. “Eu passo no aeroporto toda semana, e toda semana tenho cobrado providências nesse sentido. Se tem pendências temos que resolver, pois uma notificação trás grandes consequências” alertou Marcos cobrando providências para o funcionamento do raio X do aeroporto, que não funciona há quase seis meses. “Hoje a inspeção é manual e isso é constrangedor, não justifica um aeroporto do tamanho do nosso sem esse equipamento”, questionou


COMENTE COM O FACEBOOK


Portalrondonia Comunicações Ltda. E-mail: [email protected]