Com 100% das lojas de atendimento fechadas eletricitários mantém serviços essenciais e aguardam nova proposta
09/06/2015|  Autor : Assessoria|   Fonte : Assessoria



Nesta terça-feira (09) a greve dos trabalhadores do setor elétrico, que abrange a Eletrobrás distribuição (antiga CERON), Eletronorte responsável por UHE Samuel e transmissão no Estado e Eletrosul responsável pela transmissão para fora de Rondônia, iniciada no dia 1º de junho completou seu nono dia de paralisação. O movimento, que é nacional, é coordenado no Estado pelo Sindicato dos Urbanitários (SINDUR). O motivo da paralisação é o impasse em relação ao pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), pois os funcionários recusaram a proposta das empresas de 1,16 folha de pagamento.

Na última quarta-feira (03) houve uma rodada de negociação em Brasília na qual, apesar de não se ter chegado a formalização de uma nova proposta, foram sinalizados alguns avanços que poderiam vir a contemplar a expectativa dos eletricitários, os quais ficaram de ser oficializados pelas empresas do setor elétrico na última sexta-feira (05), mas isso não aconteceu até o momento. A disposição dos trabalhadores é a de manter a greve por tempo indeterminado, até que seja oficializada a nova proposta, para ser apreciada em assembleia da categoria.

As bases para a nova proposta, que poderia motivar os eletricitários a interromper a greve, teria que contemplar quatro pontos: a) pagamento da PLR correspondente a 1,26 folha de pagamento; b) pagamento de um valor adicional do ticket alimentação c) manter aberta a negociação sobre a forma de pagamento das próximas PLRs, sem que haja imposição de regras por parte das empresas; e d) compromisso de pagamento de PLR correspondente a uma folha de pagamento quando se atingir os resultados operacionais.

Embora a greve conte com a adesão de praticamente toda da categoria, o SINDUR tem assegurado o funcionamento normal dos serviços essenciais de geração, transmissão e distribuição; além das manutenções emergenciais para assegurar o fornecimento normal de energia. O Sindicato orienta a população de que os cortes de energia continuam sendo executados por empresas terceirizadas e que a religação poderá ser solicitada pelo 0800-647-0120; além disso, um dos serviços mais solicitados nas lojas de atendimento é a segunda via de conta, que pode ser impressa diretamente pela internet na página: www.ceron.com.br


COMENTE COM O FACEBOOK


Portalrondonia Comunicações Ltda. E-mail: [email protected]