Bandas Cidade Negra e Versalle fecharão “Semana Nós Ambiente”
09/06/2015|  Autor : Assessoria|   Fonte : Assessoria



“Nenhuma política pública na área do meio ambiente terá a eficácia esperada se a população não mudar os seus hábitos na relação que tem com o próprio ambiente em que vive”. Essa afirmativa sobre uma mudança de atitude foi a principal cobrança feita na abertura oficial da “(3ª Sena)” que a Prefeitura de Porto Velho realiza até sexta-feira, 12. “Pequenas atitudes como jogar papel de bombons, garrafa de refrigerante, lata de cerveja na rua ou tocar fogo em folhas secas, no seu próprio quintal, que para muitas pessoas são atos corriqueiros, provoca consequências inimagináveis. Daí a necessidade urgente de uma mudança de hábito agora, para que no futuro se tenha um meio ambiente mais equilibrado que possa ser desfrutado por todos’, disse o secretário Edjales Benício, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema).
Ele afirmou ainda que essa mudança de atitude só será possível a longo prazo, mas precisa ser trabalhada desde agora com a intensificação das ações de educação ambiental que envolvam a população, a fim de que cada pessoa reconheça sua responsabilidade com o assunto e passe a desempenhar o seu papel nesse processo.

Visando não só esse, mas também outros objetivos, como a ampliação da agenda ambiental do município, o secretário adiantou que a Sema teve que reformular toda a concepção que existia da Semana do Meio Ambiente, que antes era apenas mais um evento, para que a ação possa trazer à tona discussões que possibilitem propostas concretas para serem executadas. “Em dois mil e treze lançamos essa proposta e conseguimos elaborar uma agenda mínima com o resultado da primeira Semana Nós Ambiente. No ano seguinte, essas propostas foram apresentadas e começamos a trabalhar nelas. Neste ano, na terceira Sena, apresentaremos pelo menos três minutas de projetos de políticas públicas para serem implantadas no município”, explicou o secretário.

Programação

Com o tema “Como Construir uma Cidade Sustentável”, a 3ª Sena foi aberta em uma solenidade no auditório da Faculdade São Lucas com a participação de representantes do Ibama, Instituto Chico Mendes, Instituto Florestal Brasileiro, Sedam e das comunidades tradicionais ribeirinhas e indígenas. Até sexta, vários assuntos ambientais serão debatidos, assim como também a ministração de palestras.

Nesta segunda, pela manhã, na abertura dos seminários temáticos relacionados ao tema do evento, foi ministrada a palestra “Porto Velho no contexto amazônico”, proferida pelo professor Ricardo Gilson, do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Rondônia (Unir). À tarde, será apresentado a minuta do Projeto de Lei de Educação Ambiental e em seguida, acontece uma Audiência Pública sobre a proposta.

Na terça, 09, pela manhã, o tema principal a ser debatido é “Mudanças Climáticas e Serviços Ambientais em Porto Velho”, que se desdobrará nas discussões sobre o cenário do potencial de Redução de Emissões Provenientes de Desmatamento e Degradação Ambiental (Redd +), que ficará a cargo do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam).

No período da tarde a temática volta a ser debatida com uma abordagem da metodologia do inventário das emissões de gases de efeito estufa em Porto velho. Na sequência acontece uma Audiência Públicas sobre a proposta da Lei da Política de Mudança Climática e Serviços Ambientais de Porto Velho. A programação do dia encerra com a apresentação do projeto de Biomonitoramento da Fauna.

No dia 10, quinta-feira, pela manhã, serão três palestras dentro do tema Política Municipal de Povos e Comunidades Tradicionais (PMPCT): “Mineração em Terras Indígenas”, com o procurador da República, Reginaldo Andrade, profere a palestra, do Ministério Público Federal (MPF), sobre; “Povos Indígenas”, com Diogo Cinta Larga e Sérgio Cruz, da ONG Kanidé; e sobre “Comunidades Tradicionais”.

À tarde, os professores Pedro Abid, Renato Caetano e Daniela Faria, da Aascam, apresentarão o diagnóstico da Política Municipal de Povos e Comunidades Tradicionais, para ser discutido nos grupos de trabalho que serão formados em seguida. Na sequência será realizada uma plenária com a apresentação dos resultados dos grupos de estudos.
A quinta-feira, 11, está reservada para a realização da oficina para a elaboração e implantação da coleta seletiva em Porto Velho. A oficina acontecerá no horário das 8h às 17h. A quinta-feira também marcará o encerramento do ciclo de seminários com a escolha dos ganhadores do Prêmio Nós Ambiente.

Versalle e Cidade Negra

Na sexta-feira, no encerramento da programação da 3ª Semana Nós Ambiente, pela manhã haverá o plantio participativo em Área de Preservação Ambiental (APP) com a participação de alunos. O plantio será na APP localizada entre as avenidas Calama e Abunã, ao lado da Confraria das Artes. À tarde, a partir das 17h, iniciam os shows musicais com as bandas locais (Comunidade Manoa, F2, Dub da Lata e Quilomblocada. As atrações principais da noite serão as bandas Versalle, que representa Rondônia no programa Super Star, da Rede Globo, e Cidade Negra.


COMENTE COM O FACEBOOK


Portalrondonia Comunicações Ltda. E-mail: [email protected]