Conectado por

Rondônia, sábado, 27 de abril de 2024.

Geral

Sebrae RO recebe visite técnica da equipe do Sicoob Amazônia e apresenta práticas exitosas do Programa de Integridade Corporativa e do LGPD


Compartilhe:

Publicado por

em

Na tarde de terça-feira (19), a equipe de Riscos e Controle Interno do Sicoob Amazônia realizou uma visita benchmarking à sede do Sebrae em Rondônia para conhecer as boas práticas do Programa de Integridade Corporativa e Programa de Adequação de Privacidade de Dados – LGPD.

Os técnicos André Vinicius e Matheus Henrique, a supervisora Vera Lucia e a diretora de Controles e Riscos, Simone da Silva Neres Sant’Ana foram recebidos pelo diretor-superintendente do Sebrae RO, Clébio Billiany de Mattos, e pelo gerente da Unidade de Riscos e Compliance, Samir Valle, que realizou a apresentação do conteúdo pertinente aos temas em questão.

“O Programa de Integridade Corporativa do Sistema Sebrae possui ao todo 11 pilares, sendo Suporte à Alta Administração, Políticas e Procedimentos, Código de Ética, Análise de Riscos, Controles Internos, Planos de ação, Ouvidoria, Investigações Internas, Due Diligence, Comunicação e Treinamento e Monitoramento. Já em relação ao Programa de Governança de Dados e Privacidade, o Sebrae apresenta cinco fases: Preparação, Organização, Implementação, Governança e Análise de Melhorias, com um total de 38 marcos críticos”, pontuou Samir.

De uma forma geral, o gerente apresentou o conceito e a forma de atuação do Sebrae em Rondônia em cada pilar do Programa de Integridade, através de ações e atividades da Unidade de Riscos e Compliance, em consonância com as demais unidades da estrutura organizacional. “Ações em destaque são as oficinas de riscos realizadas com o intuito de identificar, tratar e estabelecer planos de ação a fim de mitigar e reduzir os riscos operacionais inerentes aos diversos processos, bem como aos testes de controle interno para identificar possíveis inconformidades nos processos de contratação”, detalhou Samir Valle.

Durante a visita técnica, também foram apresentadas as práticas de capacitações, eventos internos e externos, além de ações que envolvem os embaixadores da integridade realizados pela Unidade de Riscos e Compliance e que proporcionam um fortalecimento do pilar “Comunicação e Treinamento”. Por fim, foi apresentado o Programa de Governança e Privacidade de Dados, enfatizando as cinco fases e seus 38 marcos críticos e a forma como o Sebrae em Rondônia atua em consonância com as boas práticas do Sistema Sebrae para adequação da LGPD.

“Nossos sinceros agradecimentos ao senhor Clébio Billiany de Mattos, superintendente, e ao senhor Samir Valle, gerente de Compliance do Sebrae RO, que nos receberam com toda atenção. Foi um privilégio compartilhar conhecimento sobre Compliance e Riscos, tendo em vista que esse assunto é de alta importância para a sustentabilidade das Instituições”, agradeceu a diretora de Controles e Riscos do Sicoob Amazônia, Simone da Silva Neres Sant’Ana.

Por sua vez, o superintendente do Sebrae RO elogiou a equipe do Sicoob Amazônia enaltecendo o interesse em compartilhar conhecimentos e experiências.

“Essas visitas técnicas, além de aproximar cada vez mais as entidades parceiras, fortalece a cultura interna de integridade e a reputação institucional”, ressaltou Samir Valle.

O compartilhamento de boas práticas é fundamental para dar celeridade na implementação de ações que visam assegurar o programa de Compliance internamente. Ficamos muito felizes pela visita e colocamos sempre o Sebrae RO à disposição de toda a comunidade”, ressaltou Clébio Billiany de Mattos.

Compartilhe: