Conectado por

Rondônia, sábado, 27 de abril de 2024.

G1

Fiscalização flagra raio-X quebrado e falta de profissionais de plantão nas UPAs e hospital João Paulo II em Porto Velho


Compartilhe:

Publicado por

em


Inspeção foi realizada neste sábado. Na unidade Ana Adelaide, por exemplo, foi constatado falta se insumos básicos, segundo TCE. Servidores do TCE durante fiscalização em unidades de saúde de Porto Velho
Reprodução/TCE-RO
Uma nova fiscalização em unidades de saúde de Porto Velho, realizada neste sábado (9), detectou diversas irregularidades. A inspeção foi realizada pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO).
Durante as inspeções, foi evidenciada a ausência de profissionais da saúde, configurando o descumprimento da carga horária estabelecida para o atendimento adequado à população.
Além disso, foram detectados outros problemas já apontados em fiscalizações anteriores. Na unidade de saúde Ana Adelaide, por exemplo, foi constatado que o aparelho de raio-X estava quebrado, havia falta de insumos básicos e o tempo de espera para a realização de exames era significativo.
Durante vistoria nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) das Zonas Leste e Sul da capital, foi observada a necessidade urgente de reforço no número de profissionais de saúde. Já no Hospital José Adelino, a fiscalização identificou problemas na infraestrutura.
Os servidores do TCE també destacam que outro ponto foi a falta de redimensionamento adequado da mão de obra especializada para atendimento. Algumas unidades apresentavam sobrecarga de profissionais, enquanto outras enfrentavam a escassez de pessoal.
No que diz respeito ao Hospital João Paulo II, foi constatado que durante o plantão noturno algumas especialidades não contavam com profissionais de saúde disponíveis. Além disso, o sistema de contato utilizado para chamadas apresentava falhas, resultando em respostas aleatórias ou ausência de atendimento.
De acordo com o TCE, o sistema de raio-X do pronto-socorro também estava em manutenção, obrigando a equipe do pronto-socorro a transferir pacientes para outras unidades a fim de realizar o procedimento.
Fiscalização do TCE-RO em unidades de saúde
Divulgação
Quanto às escalas de trabalho, foi observado que o sistema atual é deficiente e não permite uma visualização clara das escalas disponíveis, o que compromete o planejamento e a organização do atendimento nos hospitais e unidades de saúde.
Próximos passos
De acordo com o presidente do Tribunal de Contas, Wilber Coimbra, diante das constatações de falhas no sistema de saúde, principalmente nas unidades de pronto-atendimento, o TCE convocou uma reunião com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Porto Velho. O objetivo é exigir medidas imediatas para resolver os problemas identificados na inspeção.
A reunião deve ocorrer neste fim de semana ou no início da próxima semana. Todas as informações levantadas na fiscalização serão compiladas em um relatório técnico detalhado.
O TCE informou que esse documento será encaminhado aos conselheiros relatores da área de saúde, assim como aos gestores municipais e estaduais responsáveis pelas unidades fiscalizadas.
Além disso, o relatório será enviado às instâncias responsáveis pelo acompanhamento e execução das políticas públicas de saúde, como os conselhos sociais, órgãos de controle interno, e Ministério Público.
O g1 tenta contato com a Semusa e com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) sobre a inspeção feita pelo TCE.
VÍDEOS: veja mais notícias de Rondônia

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: