Conectado por

Rondônia, sábado, 27 de abril de 2024.

Jurídicas

MPRO aborda violência contra a mulher na ALERO


Compartilhe:

Publicado por

em

MPRO participa de evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher na ALERO

Representando o Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO) em evento de comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Promotora de Justiça Lisandra Monteiro, atual titular da Promotoria da Infância na capital, proferiu uma palestra na Assembleia Legislativa de Rondônia (ALERO) nesta quinta-feira (7/3).

Os temas abordados incluíram violência doméstica, a importância da Lei Maria da Penha, os desafios do enfrentamento à violência contra as mulheres em Rondônia, e como criar um espaço de proteção.

Em sua fala, a Promotora de Justiça ressaltou a relevância do evento para a conscientização e o combate à violência doméstica, enfatizando que “a violência não discrimina classe social” e que “muitas vezes as vítimas não percebem que estão em uma situação de abuso”. A promotora falou sobre a importância das conversas sobre o tema, afirmando que “esses debates são super importantes porque em muitos deles a vítima se desperta como vítima”.

Na palestra, destacou ainda o papel da Lei Maria da Penha como um mecanismo de proteção e os desafios enfrentados no combate à violência contra as mulheres em Rondônia. Na oportunidade, recomendou a leitura do livro de Maria da Penha, “Sobrevivi… Posso Contar”.
Disse também que a violência psicológica destrói a capacidade de autodefesa da mulher. Dessa forma, ressaltou a necessidade da rede de apoio, já que o término das relações violentas é um processo que demanda tempo e iniciativas de esforço diversas. “Quanto mais fortalecemos a rede de apoio, mais chance as mulheres têm de sair do ciclo da violência”, informou.

Durante o evento, a Promotora também divulgou os Canais de Proteção à Mulher do MPRO, incluindo a Sala Lilás: (69) 9 8408- 9931 / (69) 3216-3577 e a Ouvidoria das Mulheres do Ministério Público: (69) 9 9977- 0180.

Gerência de Comunicação Integrada (GCI)
Compartilhe: