Conectado por

Rondônia, segunda, 06 de maio de 2024.

Geral

Liderança e empoderamento feminino em multinacionais


Compartilhe:

Publicado por

em

 

Comprometidos com a equidade de gênero, Wella Company e ID Logistics compartilham histórias de mulheres à frente de suas operações

Wella Company, empresa líder no mercado profissional de beleza no Brasil, inaugura em conjunto com a ID Logistics, um dos principais operadores logísticos internacionais, o seu primeiro Centro de Distribuição no Brasil, na cidade de Extrema, Sul de Minas Gerais. Este novo armazém não apenas se torna uma referência nacional no segmento de beleza, mas também se destaca como a terceira maior operação da Wella globalmente. E para celebrar o Dia das Mulheres, Wella Company e ID Logistics se unem para ressaltar e homenagear as mulheres que são o verdadeiro exemplo de liderança feminina em ambas as organizações.

A presidente da Wella Company no Brasil, Nathalie De Gouveia, é natural da França, já trabalhou no mercado de países como Espanha e Portugal e veio para o Brasil em 2015, mas foi em 2019 que ela entrou para o time da Wella. Sob sua gestão, a empresa se tornou líder no mercado profissional de beleza no país, tanto em coloração quanto em tratamento. Nathalie foi primeira mulher a liderar como presidente da companhia no Brasil, uma conquista significativa e de muita responsabilidade.

“Quando aceitei o cargo eu não sabia que nunca havia tido uma mulher como presidente no Brasil, já que a empresa completa 70 anos no mercado nacional esse ano. Claro que os desafios não foram poucos, ainda mais porque estávamos passando pelo processo de independência da companhia durante a pandemia. Mas, com o comprometimento do time que temos e um planejamento bem estabelecido, conseguimos triplicar os resultados no país em 3 anos”, relembra Nathalie.

Atualmente, a equipe da Wella Company conta com 302 colaboradores no Brasil, sendo 59% do gênero feminino, 55% de mulheres em cargos de gerência e 60% em cargos de alta liderança – algo que, ainda, não é recorrente em grande parte das empresas. Segundo pesquisa do Panorama Mulheres 2023, estudo feito pelo Talenses Group em conjunto com o Insper e publicado pela Forbes, apenas 17% dos cargos de liderança no Brasil são ocupados por mulheres. Já ao analisarmos outros cargos como vice-presidentes, conselheiras e diretoria, o valor não ultrapassa 34%.

Hoje, a Wella Company adota várias medidas para incentivar as mulheres, oferecendo flexibilidade de horário para as mães se adaptarem a nova rotina, auxílio creche e muitos outros benefícios, além de contratar mulheres independentemente de estarem gravidas ou voltando da licença maternidade. O projeto #PorElas é outra iniciativa muito importante, são encontros que tem como propósito criar uma rede de apoio entre as colaboradoras para impulsionar internamente suas carreiras.

“Acredito que aos poucos podemos mudar o cenário no Brasil e aumentar a equidade professional. Quando entrei na Wella, tinha acabado de volta de licença maternidade, um momento de muita insegurança para grande parte das mulheres, e foi ali que percebi como a empresa se preocupava com seus funcionários e, especialmente, com as mulheres que contratavam. Quero que todas as mulheres sejam acolhidas aqui na Wella como eu fui, para isso, montamos um calendário com treinamentos, eventos, workshops, lançamentos de produtos, participação em campanhas de marketing e comunicação, atualizações técnicas e atividades que possam inspirá-las”, ressalta a presidente.

Na visão da Caroline Apezzatto, Diretora de Desenvolvimento de Negócios, R&D e Comunicação da ID Logistics, ter essa liderança feminina a frente dos processos foi algo muito importante para a independência total da Wella e implementação do novo centro de distribuição.  Ela vê no seu dia a dia que para as mulheres é muito intuitivo dar atenção aos detalhes da execução de projetos e cuidar da saúde mental do grupo, o que na visão dela fez muita diferença no case da empresa líder no mercado profissional de beleza no Brasil.

“Foi notável o cuidado em todas as fases, com tudo e com todos. O direcionamento de ambas as lideranças femininas sempre foi o de garantir a entrega no prazo com base nos requerimentos e particularidades do negócio e, ao mesmo tempo, contribuir para um clima organizacional mais humanizado, com foco no desenvolvimento de um time de alta performance, mas também unido, altamente engajado e com orgulho de pertencer a este projeto. Para mim, dentre muitas das características de nós mulheres, fazemos a diferença porque somos multitarefas, persistentes, criativas e, claro, mais sensíveis, impactando em melhores relações na liderança” conta Caroline.

Porém, mesmo se destacando na área o preconceito ainda está muito atrelado ao estereótipo do gênero na sociedade, influenciando na percepção das habilidades e competências das mulheres. A diretora comenta que isso é ainda mais forte no setor da logística, que é uma área de especialização dominada por homens, e acredita que o seu crescimento foi resultado de muita dedicação, compromisso e resiliência.

No caso da Paula Despinoy, Diretora Sênior de Supply Chain e Procurement na Wella Company, a presença de mulheres no cargo de diretoria em sua área, quando se trata de uma empresa voltada para bens de consumo, é mais comum, mas a busca por espaço e reconhecimento ainda é constante.

“As indústrias de bens e consumo são mais engajadas em temas como diversidade, mas isso não significa que a luta para chegar nesses cargos seja fácil. Hoje me vejo como um exemplo para muitas mulheres, cada desafio superado é uma oportunidade de quebrar barreiras para as mulheres que virão depois. Meu conselho é que quando existir uma mudança a ser implementada, um problema a ser resolvido, abrace a oportunidade mesmo que assuste.”

Depois de 14 anos trabalhando com a Wella, passar pelo processo de independência da empresa foi um dos maiores desafios da diretora, mas também uma das oportunidades em que mais adquiriu conhecimento. Foi desafiada a criar processos do zero, que não existiam na empresa, como a implementação da área de Customer Service. Após esse momento importante em sua vida, Paula foi promovida e atualmente coordena tanto a divisão Professional e Retail Hair, como a distribuição física com as novas operações de importação, transporte e armazém em Minas Gerais.

Diante desse cenário desafiador, a Wella Company e a ID Logistics reafirmam seu compromisso contínuo com a promoção da equidade de gênero e o empoderamento feminino. Ambas as empresas entendem que a verdadeira transformação acontece por meio da educação, da criação de redes de apoio e do comprometimento das lideranças femininas em inspirar e guiar o caminho para as próximas gerações.

A presidente da Wella Company Brasil, Nathalie De Gouveia, destaca: “Além de sermos líderes no mercado de beleza, almejamos também liderar na construção de um ambiente onde as mulheres se sintam valorizadas e capacitadas. O sucesso de uma empresa não é apenas medido pelos números, mas pela força e resiliência de sua equipe diversificada.”

SOBRE A WELLA COMPANY

Wella Company é uma das empresas líderes mundiais no segmento da beleza e é composta de uma família de marcas icônicas, como Wella Professionals, Clairol, OPI, Sebastian Professional, Nioxin e ghd. Buscando a inovação que inspira os consumidores e os profissionais da beleza, e que engaja as comunidades a parecerem, sentirem e serem elas mesmas. Wella Company é comprometida em construir a melhor empresa da indústria da beleza, onde os 6.000 funcionários em mais de 100 países possam trazer o seu melhor para o trabalho.  Guiados por seus valores e liderados pelo propósito de entregar impacto positivo para as pessoas através dos seus produtos e para o planeta e a sociedade, proporciona crescimento para todos os stakeholders. Para saber mais sobre a Wella, visite www.wellacompany.com e siga no LinkedIn, Instagram e Facebook.

Publicidade

EDIFÍCIO BUENOS AIRES
DJ90.COM.BR Brasil Digital google

Últimas notícias

Classificados

Compartilhe: