Conectado por

Rondônia, quarta, 15 de maio de 2024.

Geral

Santo Antônio Energia apresenta projetos inovadores no 11º SENOP


Compartilhe:

Publicado por

em

O mais importante fórum brasileiro sobre Operação em Tempo Real do SIN reuniu empresas do Setor Elétrico para troca de experiências e melhorias em processos

Dois projetos técnicos desenvolvidos por Integrantes da Santo Antônio Energia no aprimoramento das atividades da Área de Operação foram apresentados no 11º Seminário Nacional de Operadores de Sistemas e Instalações Elétricas (SENOP).


Continua após a publicidade
FACULDADE SAPIENS

Promovido pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o mais importante fórum brasileiro voltado para as equipes de Operação em Tempo Real do Sistema Interligado Nacional (SIN) reuniu no início de novembro, em Altamira (PA), profissionais do Setor Elétrico para apresentar os trabalhos selecionados nesta edição.

Douglas Morais, coordenador de Operação na Santo Antônio Energia, apresentou o trabalho “Inovação da metodologia no tratamento de Falha Humana: A busca pela excelência operacional”, projeto implementado com foco no aprimoramento de processos operacionais e na busca contínua em manter os mais altos padrões de segurança.

O projeto incluiu a realização de campanhas informativas, treinamentos, workshops anuais e a criação de um Comitê de Falhas Humanas com reuniões periódicas de onde saíram mais de 40 indicativos de melhorias.

“Abordar o tema “Falha Humana” em um seminário como o SENOP demonstra o grau de maturidade, de responsabilidade e de transparência que foi alcançado pelas nossas operações. O compromisso com a segurança operacional e a alta performance é um valor inegociável para todos os Integrantes e colaboradores das empresas parceiras, fato este comprovado na apresentação do tema, evidenciando as melhorias implantadas e os resultados que estamos alcançando ao longo dos anos”, destaca Morais.

 Melhorias no Tempo Real

Pierry Lennon, supervisor de Operação na Santo Antônio Energia, apresentou o trabalho “Despacho Ótimo: Ferramenta de Apoio à Otimização de Geração de Tempo Real na Hidrelétrica Santo Antônio”. Neste projeto, foi desenvolvida uma plataforma digital para fazer a programação diária da capacidade máxima de geração de forma mais ágil.

Pierry explica que o Operador Nacional do Sistema (ONS) gerencia a demanda de geração de todo país e, para fazer o planejamento, precisa saber a capacidade de geração diária de cada usina. Para informar com precisão o valor de geração disponível, a equipe de Programação Energética precisa fazer um cálculo matemático complexo considerando vários dados. Trabalho que antes era feito manualmente pelos técnicos.

“Nesta plataforma, desenvolvemos um algoritmo que já considera automaticamente vários dados em uma modelagem matemática mais assertiva da capacidade de geração do dia seguinte em menos da metade do tempo antes necessário. E já está em teste outro estudo apresentado no seminário. O “Otimizador de Despacho em Tempo Real” que é um aplicativo que visa otimizar a geração de energia com menos água, trazendo assim um ganho de eficiência energética e melhor rendimento das turbinas ao utilizar menos água para gerar a mesma potência”, acrescentou Lennon.

“Os dois estudos apresentados neste ano no SENOP representam bem o nosso compromisso com a eficiência operacional e com a segurança, pois as falhas operativas trazem como consequência direta o risco para integridade das pessoas e do meio ambiente. Então, buscamos compreender e definir ações preventivas para as causas das falhas humanas, proporcionando condições seguras para a realização do trabalho”, completou Dimas Maintinguer, Diretor de Operações da Santo Antônio Energia.

Publicidade

EDIFÍCIO BUENOS AIRES
DJ90.COM.BR Brasil Digital google

Últimas notícias

Classificados

Compartilhe: