Conectado por

Rondônia, sábado, 27 de abril de 2024.

Destaque

Reitora da UNIR renuncia ao cargo


Compartilhe:

Publicado por

em

Professora Marcele Pereira tomou a decisão por motivos de saúde

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR), por meio de nota à comunidade universitária e à sociedade rondoniense, informou que a professora Marcele Pereira renunciou ao cargo de reitora da Instituição. De acordo com a nota publicada pela UNIR, Marcele Pereira tomou a decisão para tratar da própria saúde. A Reitora já se encontrava afastada de suas funções desde o mês de abril de 2023 em razão desses problemas de ordem pessoal.

Na nota a UNIR lamenta a necessária decisão tomada pela professora Marcele Pereira, ao mesmo tempo em que reitera o compromisso com a manutenção plena das atividades de ensino, pesquisa e extensão. UNIR também “salienta que a transição para a escolha, pela comunidade universitária, de novo Reitor ou Reitora será conduzida de acordo com as normas já estabelecidas internamente e pela legislação pertinente, de modo a garantir a normalidade e manutenção dos avanços alcançados e prezando pelo melhor ambiente acadêmico e funcional para seguir em busca da necessária excelência na oferta de serviços à sociedade”.

A gestão da Universidade, que já vinha sendo conduzida pelo vice-reitor, professor Juliano Cedaro, desde o afastamento da reitora para tratamento de saúde, reiterou o compromisso da Instituição com os procedimentos necessários para a transição e escolha de novo(a) mandatário(a). Marcele Pereira tomou posse na Reitoria da UNIR em novembro de 2020 para um mandato de quatro anos.

Com a manifestação de renúncia o cargo por parte da reitora, a Universidade encaminhou ao MEC os documentos para que sejam tomados os procedimentos necessários para que possa ser iniciada, por meio do Conselho Universitário (Consun), novo processo de consulta à comunidade acadêmica para eleição de nova gestão. As datas ainda deverão ser definidas pela Universidade.

Atualmente já se encontra em curso o processo de escolha de novo vice-reitor, uma vez que na UNIR, conforme definido em seu Estatuto, a escolha para dirigentes é uninomial, com processos distintos de eleição. Como o mandato do atual vice-reitor compreende o período de março de 2020 a março de 2024, os procedimentos para consulta à comunidade universitária estão em andamento, devendo ser concluídos até dezembro próximo.
Compartilhe: