Conectado por

Rondônia, quarta, 01 de maio de 2024.

Executivo

Vacinação animal itinerante é estratégia da Prefeitura para manter o controle da raiva


Compartilhe:

Publicado por

em

Semusa ainda mantém dois pontos fixos de vacinação que atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Ação aconteceu no último sábado (22), na Colônia Viçosa, zona rural de Porto VelhoAção aconteceu no último sábado (22), na Colônia Viçosa, zona rural de Porto Velho

Mais de 250 cães e gatos foram imunizados contra a raiva durante vacinação itinerante realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através da Divisão de Controle de Zoonoses em Animais Domésticos e Sinantrópicos (DCZADS). A ação aconteceu no último sábado (22), na Colônia Viçosa, zona rural de Porto Velho.

A vacinação ocorreu de duas maneiras, sendo um ponto estático no salão de festas na igreja da comunidade e também com as equipes se deslocando de casa em casa para imunizar os bichinhos. Segundo o gerente da Divisão de Controle de Zoonoses, Edson Cruz, 77% dos animais foram vacinados casa a casa e 23% no ponto fixo.

A vacinação antirrábica é obrigatória em cães e gatos e a única forma de proteção contra a raiva animal. Fatal em quase 100% dos casos, a raiva é uma zoonose que pode também afetar o ser humano, por isso os cuidados devem ser redobrados no combate e prevenção da doença.

Este ano, o Dia D de vacinação antirrábica acontece em setembroEste ano, o Dia D de vacinação antirrábica acontece em setembro

O trabalho de vacinação itinerante em Porto Velho é uma rotina da Divisão de Controle de Zoonoses. “Essas ações acontecem geralmente aos finais de semana, pois é uma maneira de oportunizar aos tutores que, devido a rotina de trabalho, não conseguem procurar os pontos fixos de vacinação durante a semana”, explica o gerente da divisão, Edson Cruz.

As ações nas regiões rurais também são importantes para manter o controle da raiva, uma vez que a doença circula entre alguns animais silvestres na floresta, em áreas periurbanas, e também pelos morcegos. “Não é incomum vermos esse tipo de animal na área urbana. Se o cão ou gato não vacinado tiver contato com um morcego contaminado pela raiva, por exemplo, a chance dele contrair a raiva e levar para seus tutores é muito grande”, explica o gerente.

Além das atividades descentralizadas, tanto em bairros como nas zonas rurais e distritos, a Prefeitura de Porto Velho também mantém pontos fixos de vacinação. Os donos de pets podem procurar o serviço na sede da Divisão de Controle de Zoonoses, localizada na av. Mamoré, n° 1120, bairro Cascalheira e também no trailer de vacinação, situado no Parque Circuito, av. Lauro Sodré, n° 2983. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Em 2022, a vacinação antirrábica contemplou 48.267 animais. Este ano, o Dia D de vacinação antirrábica acontece em setembro, quando a Prefeitura disponibiliza mais de 100 pontos de vacinação em todas as regiões da cidade.

Texto: Luciane Gonçalves
Foto: Semusa

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Compartilhe: