Conectado por

Rondônia, sexta, 26 de abril de 2024.

G1

Sesau diz não ter sido comunicada sobre cancelamento de cirurgias a pacientes vizinhos de Ouro Preto do Oeste, RO


Compartilhe:

Publicado por

em

Cerca de 50 procedimentos cirúrgicos e atendimentos de saúde foram cancelados. A Secretaria de Estado de Saúde de Rondônia (Sesau) afirmou nesta quarta-feira (10) não ter sido notificada pelo município de Ouro Preto do Oeste (RO) sobre a decisão em suspender atendimentos a pacientes de cidades vizinhas e cancelar quase 50 cirurgias marcadas no hospital municipal.
Nesta semana, o prefeito de Ouro Preto, Alex Testoni, afirmou publicamente ter sido necessário cancelar procedimentos cirúrgicos e exames de moradores vizinhos porque Ouro Preto não teria mais orçamento para atender uma ‘demanda extra’.
O secretário estadual de saúde, Jefferson Rocha, disse à Rede Amazônica nesta quarta-feira que a decisão do município foi tomada sem ao menos a Sesau ser notificada.
“Legalmente não recebemos nada, as verbas utilizadas para custear as cirurgias e atendimentos não são atualizadas há muitos anos. Ouro Preto do Oeste ficou responsável pelo atendimento e cirurgias da região. Sabemos que o SUS é universal e não existe isso de deixar de atender um ou outro”, ressaltou o secretário.
Quatro cidades foram afetadas pela medida do prefeito Alex Testoni: Mirante da serra, Teixeirópolis, Nova União, e Vale do Paraíso.
Ouro Preto do Oeste cancela cirurgias de baixa e média complexidade
Os procedimentos cirúrgicos já estavam agendados no hospital quando foram cancelados pela prefeitura de Ouro Preto.
Moradores vizinhos de Ouro Preto também tinha agendamento para atendimentos básicos de saúde, como preventivo, e realização de consultas e exames.
Entenda: Prefeito de Ouro Preto do Oeste, RO, cancela cirurgias de pacientes que moram em cidades vizinhas

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: