Conectado por

Rondônia, sexta, 26 de abril de 2024.

educação

Educação Básica Intercultural realiza aula inaugural da turma 2023


Compartilhe:

Publicado por

em

O Curso de Licenciatura em Educação Básica Intercultural da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) iniciou as atividades letivas da nova turma de 2023 com uma programação especial na terça-feira, dia 9 de maio, em Ji-Paraná. A aula inaugural, que contou com a participação de lideranças indígenas e de gestores da UNIR, recepcionou os alunos ingressantes e também os antigos para o início do semestre letivo.

Como o curso é voltado para a formação de professores indígenas para lecionar nas escolas indígenas de Ensino Fundamental e Médio, a palestra de abertura do evento abordou a trajetória do curso e apresentou a estrutura atual disponível para a formação dos alunos. O tema foi apresentado pelos docentes Edineia Aparecida Isidoro e Genivaldo Fróis Scaramuza, do Departamento Acadêmico de Educação Básica Intercultural (Deinter/UNIR).

Na mesma ocasião, os egressos Iran Gavião, Zacarias Kapiaar Gavião e Marli Arara também compuseram a mesa temática a fim de compartilhar suas experiências no curso de Educação Básica Intercultural, assim como suas trajetórias acadêmicas e pessoais após a formação. Iran, por exemplo, está cursando doutorado em Linguística na UNB e Marli finalizou recentemente a especialização em educação escolar indígena na UNIR, assim como muitos outros ex-alunos que também ingressaram na pós-graduação.

Para o coordenador do curso e chefe do Deinter, professor Genivaldo Fróis Scaramuza, esses relatos “demonstram o compromisso do curso em formar professores capazes de enfrentar os desafios das escolas indígenas, pois a graduação oferece aos alunos conhecimento sobre estratégias metodológicas e teóricas que os formam para uma abordagem Intercultural. Além disso, o curso amplia investigações que valorizam os conhecimentos indígenas e todos esses registros são expressos em materiais didáticos, dissertações e teses que comprovam que a universidade é um espaço plural capaz de aprender com os povos indígenas”.

O encerramento do evento foi no período da noite com a mesa temática “Formação de professores indígenas e desafios para uma pluriversidade do saber e descolonização das universidades”, apresentada pela convidada Yesenia Verónica Ancco Almonte Aymará (UFRJ) e mediada pelo professor Cristóvão Abrantes (Deinter/UNIR).

A palestrante convidada é uma indígena Aymara, do Peru, com vasta experiência e pesquisas sobre línguas indígenas na América Latina. Atualmente ela é doutoranda em Linguística na UFRJ, e a “ideia de trazê-la para a UNIR foi a necessidade de compor um quadro que mostre a importância dos povos indígenas para o cenário internacional, do compartilhamento de ideias entre os povos indígenas da América do Sul, bem como promova a valorização das diferentes línguas e identidades dos povos originários”, disse o professor Genivaldo.

A Licenciatura em Educação Básica Intercultural da UNIR já formou 87 professores indígenas e possui atualmente outros 294 alunos matriculados cursando a graduação.

Compartilhe: