Conectado por

Rondônia, sábado, 27 de abril de 2024.

Jurídicas

MP visita presídio de Buritis e confere projetos executados na unidade


Compartilhe:

Publicado por

em

O Ministério Público apoia e acompanha os projetos de ressocialização desenvolvidos na unidade prisional de Buritis, os quais recebem recursos financeiros de prestações pecuniárias.

Por essa razão, a Promotora de Justiça Elba Souza de Albuquerque e Silva Chiappetta visitou o Centro de Ressocialização Jonas Ferreti, localizado no referido município, com o objetivo principal de acompanhar as atividades desenvolvidas no âmbito da unidade prisional.

A integrante do MPRO foi recepcionada e acompanhada pelo Diretor-Geral da unidade, Gilmar Silva dos Santos, e pelo Diretor de Segurança, Sérgio Ferreira de Oliveira.

A Promotora percorreu locais como a fábrica de manilhas, bloquetes e blocos de meio fio, que , por meio de um convênio, produz materiais para uso da Prefeitura de Buritis para manutenção e revitalização da malha viária urbana. A atividade é desempenhada pelos apenados, com insumos disponibilizados pelo município.

Outro projeto conferido de perto foi o Novo Olhar – desenvolvido para a utilização de mão de obra dos apenados na manutenção das ruas do município. O serviço é realizado fora das dependências da unidade prisional.

A Promotora também conferiu a montagem de tubos ármicos que serão utilizados pela Prefeitura de Buritis para a substituição de pontes e bueiros das linhas vicinais na zona rural; a fábrica de móveis de madeira, com a utilização de matéria-prima apreendida e doada pelos órgãos ambientais, sendo que os móveis são disponibilizados para diversos órgãos, e podem também ser vendidos, e por fim, a horta hidropônica, que tem sua produção doada a escolas e vendida para feirantes, comerciantes e servidores.

Ainda de acordo com a Promotora, há previsão para a implantação de outras atividades no âmbito da unidade prisional, sendo um lavador de veículos e uma oficina mecânica completa para manutenção dos veículos da administração municipal.

Elba Souza de Albuquerque e Silva Chiappetta pontuou que irá preparar um relatório acerca da visita para informar às autoridades o andamento das atividades, consideradas de fundamental importância no processo de reinserção dos detentos à sociedade, propiciando uma profissão, quando ganharem liberdade, bem como na redução de suas penas.

 

 

 

Gerência de Comunicação Integrada (GCI)
Compartilhe: