Conectado por

Rondônia, sexta, 26 de abril de 2024.

Exame

China retoma emissão de vistos para estrangeiros


Compartilhe:

Publicado por

em

A China irá retomar a emissão de vários tipos de visto para estrangeiros no próximo dia 15, anunciou nesta segunda-feira (13) a embaixada do país em Washington, levantando restrições em vigor desde o começo da pandemia.

Além da revisão e aprovação de novos documentos de viagem, os vistos emitidos antes de 28 de março de 2020 que ainda estiverem vigentes serão válidos para entrar na China, segundo a embaixada.

A China também irá retomar a possibilidade de conceder entradas sem visto a alguns tipos de viajante, como os visitantes da turística Hainan, quem viaja em cruzeiro para Xangai ou grupos de turistas procedentes de Hong Kong ou Macau.

Enquanto a maioria dos países reabriu suas fronteiras para viajantes internacionais muito antes, a China começou a abandonar as medidas drásticas que faziam parte de sua política sanitária “covid zero” no fim de 2022, após protestos populares contra as rígidas restrições domésticas.

Brasil retoma exigência de visto

O Itamaraty encaminhou na semana passada às embaixadas da Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão informação de que vai retomar o princípio de reciprocidade diplomática. Isso significa que, assim como esses países exigem vistos de cidadãos brasileiros no processo de entrada, cidadãos dessas quatro nações terão de apresentar o mesmo documento ao desembarcarem no Brasil. A retomada da exigência passa a valer em 1º de outubro.

Em março de 2019, o então presidente Jair Bolsonaro formalizou a dispensa do visto para turistas australianos, canadenses, norte-americanos e japoneses. A medida foi tomada após encontro com o republicano Donald Trump que estava à frente da Casa Branca, nos Estados Unidos.

Na época, a justificativa era aumentar a presença de turistas no Brasil – elevar o patamar de visitas de 6,7 milhões para 12 milhões ao ano até o ano passado. A expectativa, por óbvio, não levava em conta a pandemia da covid-19, que interrompeu o turismo por pelo menos dois anos.

Fonte: Revista Exame

Compartilhe: