Conectado por

Rondônia, sábado, 27 de abril de 2024.

Destaque

AUMENTO DO IPTU: Prefeitura e Câmara Municipal de Porto Velho voltam atrás e correção do IPTU será diluída em dez anos


Compartilhe:

Publicado por

em

Depois da repercussão negativa sobre o aumento do IPTU em Porto Velho o prefeito da capital Hildon Chaves, aceitou o requerimento da Câmara Municipal de Porto Velho na manha desta terça (07/03),  o documento redigido por todos os vereadores que solicitam uma reavaliação do aumento do imposto, no final do ano passado em unanimidade os vereadores aprovaram uma lei municipal que aumentava o IPTU que segundo cuja justificativa da prefeitura era de que o imposto não sofria qualquer tipo de aumento há mais de 20 anos.

Lei municipal aprovada em tempo recorde pelos vereadores e que aumentou o IPTU em Porto Velho em 100%, no papel

Extraído do texto enviado pela assessoria

Projeto de Lei

Chaves anunciou que, ainda nesta terça-feira (7), vai encaminhar à Câmara um projeto de lei complementar, para assegurar a implementação da proposta de diferimento no pagamento da correção da planta genérica em dez anos.

Texto enviado pela assessoria

IPTU: Prefeito Hildon Chaves anuncia que correção será diluída em dez anos

Projeto de lei complementar será encaminhado para votação na CâmaraProjeto de lei complementar será encaminhado para votação na CâmaraAtendendo aos vereadores de Porto Velho, que aprovaram de forma unânime um requerimento solicitando a suspensão da correção no valor do IPTU, e também aos anseios dos contribuintes, o prefeito Hildon Chaves anunciou durante coletiva à imprensa, na manhã desta terça-feira (7), que a Prefeitura vai diluir em dez anos a correção, com a atualização da planta genérica do imóvel.”Os valores foram atualizados sim, mas atendendo ao pedido dos vereadores e aos anseios da população, esse valor será diferido (diluído) ao longo de dez anos. Por esse escalonamento, o que seria implementado imediatamente, nós vamos diluir ao longo de dez anos. A grosso modo, o contribuinte vai pagar cerca de 10% a mais de correção no valor da planta genérica do imóvel, em relação ao ano passado, além da correção inflacionária do exercício”, afirmou o prefeito.Antes do encontro com a imprensa, Hildon Chaves se reuniu com o presidente da Câmara, Márcio Pacele e os demais vereadores, para discutir o impasse.”Os vereadores aprovaram, de forma unânime, um requerimento solicitando que a Prefeitura suspendesse essa correção nos valores da planta genérica dos imóveis, que define o valor venal de cada unidade imobiliária. Apresentei a nossa proposta e construímos juntos um caminho que vai conseguir atender às necessidades da Prefeitura, possibilitando, ainda que com alguma dificuldade, a continuidade das obras e ações. E ao mesmo tempo levando em conta a situação econômica das famílias. O momento é de sacrifício, mas também de muita responsabilidade”.Com requerimento atendido, novo projeto deve ser votado o quanto antesCom requerimento atendido, novo projeto deve ser votado o quanto antesNOVO PROJETOHildon Chaves anunciou que, ainda nesta terça-feira (7), vai encaminhar à Câmara um projeto de lei complementar, para assegurar a implementação da proposta de diferimento no pagamento da correção da planta genérica em dez anos.

E QUEM JÁ PAGOU?

O prefeito informou que quem já recebeu os boletos do IPTU e pagou, deverá procurar a Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz), para as devidas correções e restituições. O prazo de pagamento segue suspenso até o final de março, com os descontos mantidos de 20% para quem pagar em abril, 15% em maio e 10% em junho. Os novos carnês atualizados deverão ser encaminhados em duas semanas.

DEFASAGEM

Hildon Chaves frisou que o IPTU está defasado. “É necessário frisar a defasagem dessa importante receita, que não recebe atualização na planta de valores há mais de 20 anos. A prefeitura realizou os estudos, com uma nova planta que reflete com mais precisão a realidade dos valores dos imóveis na capital, além de buscar por prática uma justiça fiscal adequada a todos. Quando a Prefeitura não arrecada, quem sofre as consequências são as pessoas mais humildes, que precisam receber asfalto, iluminação pública e outras benfeitorias”.

De acordo com o prefeito, a alíquota de IPTU cobrada pela Prefeitura é de 8,5% para terrenos baldios, sem muro e sem calçadas. Os imóveis comerciais pagam 1% e os imóveis residenciais pagam 0,5% do valor venal.

Texto: SMC
Foto: Leandro Morais

 

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Compartilhe: