Conectado por

Rondônia, segunda, 29 de abril de 2024.

Agronegócio

Sebrae realiza workshop e diagnóstico técnico da cacauicultura em Rondônia 


Compartilhe:

Publicado por

em

Durante o evento foi apresentado o estudo para o conhecimento da cadeia produtiva do cacau nos municípios do estado

Um dos setores mais importantes no nosso estado é a produção do cacau, um setor que desde o ano passado vem desenvolvendo e organizando toda a estrutura da cadeia produtiva da cacauicultura, formando todas as instituições que têm ação direta para potencializar o desenvolvimento do setor que é fundamental não somente para Rondônia, Amazônia ou para o Brasil, mas para o mundo inteiro. Pensando nisso, o Sebrae realizou um workshop e diagnóstico técnico amostral da cacauicultura nesta segunda-feira (10) na sede do Sebrae, em Porto Velho, com o objetivo de mapear os produtos e identificá-los para levar conhecimento, tecnologia, infraestrutura e potenciar a competitividade dessa cultura no estado.

“Há uma demanda mundial por esse tipo de produto, de alimento no qual a gente quer alcançar voos maiores, portanto o Sebrae está apoiando esta iniciativa fortemente, primeiramente com um estudo para o conhecimento da cadeia produtiva, conhecimento do setor, das suas vocações, das suas fragilidades, da organização de como está hoje a estrutura, onde se produz, qual a qualidade dessa produção, o mercado que se pretende alcançar. Então esse diagnóstico visa identificar todas as oportunidades, verificar as ameaças e também os pontos de fragilidades que precisamos potencializar para o desenvolvimento do setor. Uma pesquisa fundamental do Sebrae para atuar no setor precisa conhecer a realidade e buscar nas parcerias intervenções exatas para que a gente possa realizar pesquisas, dinamizar assistência rural, potencializar e inovar o setor e ao mesmo tempo identificar grandes oportunidades de crescimento de mercado”, disse Samuel Almeida, diretor técnico do Sebrae em Rondônia.
“Estamos aqui nesse evento, o workshop do cacau, nós que somos cooperativistas, temos algumas cooperativas nesse segmento no setor produtivo, e a importância nessa parceria é fomentar e desenvolver a produção do cacau no estado de Rondônia de uma forma coletiva e organizada com o olhar cooperativista e empreendedor ao mesmo tempo. A importância desse evento é trazer profissionais qualificados, com formações técnicas, para que consigamos melhorar a produção e o crescimento da cultura na nossa região. Ao final do processo de construção dessas cooperativas nós iremos montar um grupo e realizar uma visita técnica em uma cooperativa no Pará”, pontuou Uiliame Ramos, superintendente do Sistema OCB Rondônia.

Estevam Fernandes é produtor e presidente da Cacauron, uma associação formada por produtores de cacau e chocolateiros que será responsável por administrar a identidade geográfica do cacau no estado de Rondônia. “Hoje estamos nesse evento no Sebrae, onde foi apresentada uma pesquisa feita pela instituição com 125 produtores de 25 municípios na região, na qual foram levantados dados da produção de cacau do estado, e com esses dados vamos conseguir montar um projeto para atender melhor esses produtores no Sebrae. Estamos aqui para ajudar o Sebrae a montar esse projeto de uma forma que atenda a todas as necessidades dos produtores rurais do setor. Esse evento é de grande importância, pois, como já foi feito um estudo antes, haverá uma chance de assertividade maior em atender à necessidade dos produtores”, apontou Estevam.

Maurício Chiecco foi o palestrante convidado do evento. “O que estamos desenvolvendo aqui hoje é um verdadeiro diagnóstico da cadeia produtiva do cacau em Rondônia. A importância desse trabalho é que a gente consiga ter um espelho com diversas informações e dados sobre o que está acontecendo na cacauicultura de Rondônia, não somente aqui no nosso ambiente produtivo, mas também fora do estado. O grande objetivo desse diagnóstico é conseguir entender quais são as oportunidades de melhoria, o que essa cadeia produtiva precisa para dar passos largos em prol de uma comercialização mais forte e de um crescimento da cadeia como um todo, e o Sebrae e demais parceiros estão liderando esse trabalho”, concluiu o palestrante.

Compartilhe: