Conectado por

Rondônia, segunda, 29 de abril de 2024.

Exame

Senado no Piauí 2022: Wellington Dias (PT) é eleito com 51% dos votos válidos


Compartilhe:

Publicado por

em

O ex-governador Wellington Dias (PT) foi eleito senador da República pelo estado do Piauí nas eleições 2022. De acordo com dados de apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com mais de 96% das urnas apuradas, Dias obteve 51,14% dos votos válidos.

Em segundo lugar ficou Joel Rodrigues (PP), que recebeu 47,77% dos votos.

VEJA O RESULTADO DA VOTAÇÃO PARA GOVERNO DO PIAUÍ

Ao governo do estado também foi eleito no primeiro turno o ex-secretário da Fazenda do governo Wellington Dias, Rafael Fonteles (PT), com mais de 56% dos votos.

VEJA TAMBÉM: Rafael Fonteles vence no 1º turno no Piauí com mais de 56% dos votos

O pleito no estado do Piauí em 2022 teve sete nomes disputando o cargo de senador da República:

  • Albetiza Moreira (PCO)
  • Don Lotti (Patriota)
  • Fábio Sérvio (Podemos)
  • George Mágno (PSOL)
  • Gervásio Santos (PSTU)
  • Joel Rodrigues (PP)
  • Professor Ajosé (PMN)
  • Wellington Dias (PT)

Quantos senadores cada estado tem?

Conhecida como “a casa dos estados”, cada unidade federativa tem três representantes, de forma igualitária, no Senado. O mandato de senador da República é de oito anos. Por conta disso, há eleições em que cada estado elege dois senadores, e em outras apenas um. Em 2022, havia uma vaga em disputa.

Não foi votar? Como justificar ausência do voto

Quem não pode justificar a ausência no dia do primeiro turno da eleição, tem o prazo de até 60 dias após cada turno para regularizar a situação eleitoral sem o pagamento da multa. Os canais para realizar o procedimento online são o e-Título e o Sistema Justifica. Nesse caso, além de preencher o requerimento, é necessário anexar documentos que comprovem o motivo alegado, pois a justificativa não é automática e poderá ser ou não concedida pelo juiz eleitoral.

Quem é obrigado a votar e justificar a ausência

O voto é obrigatório para eleitoras e eleitores alfabetizadas, com idades entre 18 e 70 anos. O voto é facultativo para maiores de 16 anos e menores de 18 anos; maiores de 70 anos; e, analfabetos.

Quando é o segundo turno?

Nas eleições de 2022, apenas para os cargos de presidente e governador há o segundo turno. Ele ocorre quando nenhum dos candidatos atinge 50% mais um dos votos válidos. Neste ano, a segunda etapa de votação é no dia 30 de outubro. Diferentemente de outros anos, para esta eleição, o fuso horário para a votação é um só em todo o país, o de Brasília, das 8h às 17h.

Quem não votou no primeiro turno, pode votar no segundo?

O eleitor que não votou no primeiro turno das eleições de 2022 pode e deve votar no segundo turno. Segundo o TSE, cada turno é tratado como uma eleição independente pela Justiça Eleitoral. Isso significa que uma pessoa que não votou no primeiro turno não é proibida de ir às urnas no segundo, desde que seu título eleitoral esteja regular.

 

Fonte: Revista Exame

Compartilhe: