Conectado por

Rondônia, sexta, 26 de abril de 2024.

Geral

Dicas para arrumar o seu quarto e garantir uma boa noite de sono


Compartilhe:

Publicado por

em

Dormir bem é essencial para a saúde do nosso organismo, e os brasileiros também parecem se preocupar bastante com a qualidade de seu sono. De acordo com um levantamento feito por Cada Casa Um Caso, hub de conteúdo sobre limpeza e organização, as buscas por práticas para dormir melhor tiveram um aumento no Brasil nos últimos 6 meses.

Termos como “o que é cbd para dormir” e “melatonina em gotas para que serve” tiveram aumento de buscas de 4550% e 1350%, respectivamente. Outras práticas, como meditação, chás de ervas, óleos essenciais e músicas também cresceram nas buscas.

Mas, antes de recorrer a medicamentos ou suplementos, especialistas de Cada Casa Um Caso mostram ações simples que podem ser feitas no nosso quarto que são benéficas para o sono.

Confira as dicas de como arrumar o quarto para dormir melhor:

Mantenha o quarto escuro

Os brasileiros passaram a buscar mais por produtos de melatonina, mas é importante ressaltar que a melatonina é um hormônio produzido naturalmente pelo organismo humano, de acordo com a incidência e a exposição à luz.

“A diminuição da luz natural no final da tarde é entendida pela retina como um gatilho para a glândula pineal iniciar a produção do hormônio do sono, a melatonina, que age aumentando a sonolência e, portanto, facilitando a transição entre os estados de sono e vigília”, explica Gleison Marinho Guimarães, médico especializado em medicina do sono.

Utilizar cortinas que bloqueiam a luz, mais conhecidas como “blackouts” ajuda a regular o ritmo biológico e auxilia na secreção de melatonina.

Existem também cortinas acústicas, que são estruturadas para diminuir a passagem de som, explica a arquiteta Rafaela Costa.

 Diminua o uso de aparelhos eletrônicos e exposição a luz artificial

A luz artificial, principalmente a de aparelhos eletrônicos, é prejudicial para a saúde do sono. Por isso, seu uso não é recomendado durante a noite, pelo menos 1 hora antes de se deitar.

“Se precisar usar o celular ou o computador antes de dormir, é importante ativar o filtro de luz azul do seu aparelho, que ajusta as cores gradativamente para prejudicar menos o repouso ocular”, explica Guimarães

Uma pesquisa feita pela Associação Americana do Coração elencou 5 dicas essenciais para uma boa higiene do sono:

 Se atente à temperatura do ambiente e utilize cobertores pesados

“Algumas pesquisas revelaram que roupas de cama mais pesadas conhecidas como ‘gravity blankets’, funcionam como cobertores de gravidade que geram mais conforto para o corpo durante o sono, simulando uma pressão de toque profundo que pode atenuar a ansiedade e o estresse, promovendo a sensação de conforto sentimental e corporal. É como se você dormisse sendo abraçado”, explica o médico especialista em sono.

Já a temperatura do quarto, o ideal é que esteja entre 18ºC e 23ºC, mas o médico alerta que os alérgicos devem dar preferência ao ar-condicionado higienizado ao invés do ventilador, já que este pode espalhar a poeira que está no ambiente.

 

Compartilhe: