Conectado por

Rondônia, sexta, 26 de abril de 2024.

Geral

Festival Águas que me Tocam exibe dois curta-metragens e debate sobre memórias do Rio Madeira


Compartilhe:

Publicado por

em

“O Rio e as Memórias” é tema do segundo episódio do Festival Águas que me Tocam, que vai ao ar nesta sexta-feira (20), com a exibição dos curta-metragens Quimera e Sinfonia para Teotônio, obras audiovisuais que revelam um rio de memórias, histórias e amores. Juraci Júnior ainda recebe o dramaturgo e diretor Tarcísio Lara Puiati e Joesér Alvarez, do Coletivo Madeirista, para um bate-papo sobre a vivência, experiência e visão de cada um sobre o Rio Madeira, que resultou nas duas obras audiovisuais exibidas no episódio. A transmissão acontece às 20h (horário de Rondônia) pelo YouTube https://www.youtube.com/juracijunior.

Quimera foi um filme gravado às margens do Rio Madeira, em Porto Velho, tendo como pano de fundo histórias de amor contadas ao pôr do sol na beira. O curta estreou em 2013 e ganhou o prêmio de Júri Popular no Cineamazônia – Festival de Cinema Ambiental, em Porto Velho, no Amazonas Film Festival, em Manaus, e  no Festival de Cinema de Taguatinga, em Brasília.

Sinfonia do Teotônio traz um rico acervo audiovisual sobre a extinta Cachoeira do Teotônio e faz uma reflexão crítica sobre a relação com a cidade, com o rio e as memórias da cachoeira que não existe mais. Além das exibições no Brasil, o filme também rodou diversos países, como a Colômbia, Índia, Polônia, Inglaterra, Itália, Canadá e Turquia. Joesér assina a direção ao lado de Ariana Boaventura.

O festival “Águas que me Tocam” de artes integradas é mais um produto cultural regional da Casa do Rio Filmes, contemplado pelo Edital nº 32/2021/SEJUCEL-CODEC – 2ª Edição Pacaás Novos – Prêmio para Difusão de Festivais Mostras e Feiras Artísticos-Culturais. lei 14.017/2020 Lei Aldir Blanc. Contempla obras em diversas linguagens artísticas, utilizando como pano de fundo a relação das pessoas, das artes e da cidade com o rio. No total, serão cinco episódios, com exibição sempre às sextas-feiras.

O primeiro episódio foi ao ar na última sexta-feira (13) e apresentou ao público um show musical do compositor e intérprete Bado, com um repertório emocionante, composto por músicas que têm as águas como inspiração. O episódio está disponível no canal de Juraci Júnior no YouTube, assista: https://youtu.be/ch1qr_z0mao

Confira a programação dos próximos episódios:

20/05

“O Rio e as Memórias”: obras audiovisuais revelam um rio que transborda saudades, histórias e amores. Exibição do curta-metragem “Quimera” e “Sinfonia para Teotônio”.

27/05

“O Rio que se Move em Mim”: corpos dançantes se manifestam, mostrando como as águas atravessam a trajetória dos nossos artistas. Exibição de “O Rio que se Move em Mim”, de Edcleia Jucá, e do espetáculo de dança contemporânea “D´água e Lama”, dirigido por Fabiano Barros e coreografado por Gilca Lobo.

03/06

“O Rio que me Sustenta”: lançamento do documentário “Águas que me Tocam”, (direção de Juraci Júnior), criado para o festival, e que traz vozes de homens e mulheres amazônidas, que mantém uma relação muito próxima com os rios, e bate-papo com Clarinda Ramos, indígena sataré-mawé mestra em Antropologia Social, e Gustavo Gurgel do Amaral, doutor em geografia dos Sabores.

10/06

“O Rio e a Palavra”: apresentação do espetáculo “Mormaço/Estiagem”, de Elizeu Braga (RO), poeta, que desponta como um dos principais nomes da literatura nacional

Contemporânea.

Acompanhe a programação em:

https://www.instagram.com/juracijunior/

https://facebook.com/juracijunior/


Folk Produções
Compartilhe: