Conectado por

Rondônia, sexta, 26 de abril de 2024.

Polícia

Polícia Militar prende homem em flagrante ao fazer gato de energia


Compartilhe:

Publicado por

em

Suspeito vai responder por crime de furto com pena prevista de até quatro anos de reclusão

Um homem não identificado foi preso no bairro Cuniã, nesta sexta-feira (26) na capital, pela Polícia Militar ao ser flagrado fazendo gato de energia. De acordo com o código penal brasileiro, a ação é caracterizada como furto e tem pena que varia de um a quatro anos de reclusão. Ele estava em cima de um andaime junto ao poste para fazer a auto religação da eletricidade para um comércio próximo.

De acordo com o gerente de combate a Perdas da Energisa, Alécio Almeida, o local já havia sido atuado 6 vezes pela irregularidade no último ano. “Esse é um crime que prejudica a qualidade do fornecimento de energia para o bairro, podendo até causar faltas no fornecimento, mas também gera uma concorrência desleal junto a outros empresários do segmento e que seguem as normas”, disse.

Levantamento da concessionária estima que cerca de R$ 90 milhões de ICMS por ano deixam de ser arrecadados pelo governo estadual devido às ligações ilegais de energia em Rondônia. Valor substancial que poderia ser investidos na compra de cerca de 750 ambulâncias simples e custear 31 mil alunos por ano nas escolas públicas.

Almeida lembra que a concessionária tem a obrigação legal de combater o furto de energia, estabelecida pela Agência Nacional de Energia Elétrica, mas que há uma grande preocupação pelo risco à segurança da população. “Quem faz o gato de energia corre um grande risco de tomar choque elétrico e também de provocar acidentes às pessoas que estão à sua volta. Essa prática deve ser denunciada junto à concessionária pelos canais de atendimento e pode ser de forma anônima”, concluiu.

Compartilhe: