Conectado por

Rondônia, quinta, 25 de abril de 2024.

Geral

TJRO destaca resultados da coleta seletiva no Dia do Reciclador


Compartilhe:

Publicado por

em

A relação cada vez mais responsável com o meio ambiente está integrada ao cotidiano do Poder Judiciário. São diversas ações voltadas para a promoção da reciclagem de materiais que poderiam ir para o lixo. Neste 22 de novembro, no qual é celebrado o Dia do Reciclador, Iniciativas como a parceria com a Cooperativa de Catadores Catanorte, que proporciona a destinação de papéis utilizados no expediente da Justiça, assim como resíduos plásticos coletados pelos servidores(as), magistrados(as) e comunidade, demonstram que todos(as) aderiram ao chamado para transformar o Fórum Geral da capital num ponto de coleta desses resíduos.

E não para por aí, como destaca a engenheira ambiental Samira Alvim, assistente técnica do Núcleo de Acessibilidade e Gestão Socioambiental do Tribunal de Justiça, ações como o projeto Tampinhas de Amor estão integrado no dia a dia do Poder Judiciário, com ampla adesão em todas as comarcas. Recentemente, em visita institucional à comarca de Vilhena, o presidente do TJRO, desembargador Paulo Kiyochi Mori, recebeu a doação de grande quantidade de tampas plásticas destinada para Associação Voluntária contra o Câncer (AVCC), para reversão em recursos financeiros para custeio do apoio aos pacientes. Mais de meia tonelada de resíduos já foram entregues à Associação por meio das doações feitas ao Tribunal de Justiça.

Com regularidade, os recicladores da Catanorte recolhem plástico e papelão das unidades do Judiciário como o Anexo Administrativo, onde funciona a Divisão Gráfica do TJRO, e no Fórum Geral, onde há um ponto de coleta instalado desde junho deste ano. De janeiro a outubro deste ano, o TJRO já destinou 12,2 toneladas de papel e quase 3 toneladas de resíduos plásticos. Só na destinação de suprimentos de impressão, que são resíduos que resultam da utilização de toners para impressoras, o Tribunal de Justiça já coletou 3,2 toneladas, destinadas também à reciclagem.

Há ainda a destinação de banners utilizados em divulgações e sinalizações no Judiciário.  A lona é reaproveitada para produção de outros materiais. O Nages revela que está em andamento a implantação do projeto Gestão de Resíduos, no Edifício-Sede. A exemplo do que ocorre no fórum, os públicos interno e externo poderão coletar em casa garrafas plásticas como de refrigerantes, água, sucos e itens de limpeza, que deverão ser higienizados para destinação à cooperativa Catanorte.

 

Assessoria de Comunicação Institucional

Compartilhe: