Conectado por

Rondônia, sexta, 26 de abril de 2024.

G1

MP-RO pede que emissão de Guia de Trânsito Animal seja suspensa em áreas flagradas com desmatamento da reserva legal


Compartilhe:

Publicado por

em


Fiscalizações verificaram que espaços desmatados em Machadinho D’Oeste e Vale do Anari pertenciam a áreas de reserva legal e de preservação permanente. Emissão do GTA deve ficar suspensa até que seja comprovada reparação do dano ambiental. Promotoria de Justiça de Machadinho D’Oeste, RO
MP-RO/Divulgação
A Promotoria de Justiça de Machadinho D’Oeste (RO) propôs uma ação civil pública pedindo, com urgência, que medidas sejam tomadas em áreas de grande desmatamento nos municípios de Machadinho D’Oeste (RO) e Vale do Anari (RO).
Segundo o Ministério Público (MP-RO), fiscalizações ambientais realizadas pela Polícia Militar Ambiental e pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) verificaram que os espaços desmatados pertenciam a áreas de reserva legal e de preservação permanente, e que foram transformados em pasto para a criação de bovinos.
Também foi verificado que nessas áreas desmatadas havia movimentação de gado e emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA). Aos produtores foi dada a oportunidade de regularizarem a área por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta, mas de acordo com o MP, a chance foi negada.
Com base nisso, ações civis públicas foram ajuizadas para que os responsáveis se abstenham de realizar qualquer atividade agrosilvopastoril e que seja suspensa a emissão de GTA que tenha como origem ou destino áreas de desmatamento. As sanções foram propostas até que seja comprovada a reparação do dano ambiental.
Conforme o MP-RO, uma liminar foi proferida pelo 1ª Juízo da Comarca de Machadinho do Oeste determinando à Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) que suspenda as emissões de GTA para as áreas alvo das ações.
Veja mais notícias de Rondônia

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: