Conectado por

Rondônia, sexta, 26 de abril de 2024.

G1

Prova de vida do INSS em Rondônia: mais de 100 mil pessoas são esperadas; tire dúvidas


Compartilhe:

Publicado por

em


Por causa da pandemia, a obrigatoriedade da prova de vida estava suspensa desde março de 2020. Ela volta a ser obrigatória a partir deste mês. Em Rondônia são esperados 106.487 beneficiários para realizar a prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A partir de junho, aposentados e pensionistas têm que voltar a fazer o procedimento para não terem seus benefícios bloqueados. A obrigatoriedade estava suspensa desde março do ano passado, por causa da pandemia de Covid-19.
Do total de beneficiários em Rondônia, 14.806 são pessoas acima de 80 anos, que poderão constituir procurador ou representante legal, previamente cadastrado no INSS, para realizar a prova de vida diretamente no banco. Ou requerer ao INSS a identificação e o processo de prova de vida por pesquisa externa.
Segundo o INSS, na comprovação de vida por pesquisa externa, o servidor do Instituto se deslocará até a residência do titular do benefício e fará o processo de identificação no endereço do segurado.
O procedimento serve para evitar fraudes e garante a manutenção do pagamento do benefício.
Veja abaixo o tira-dúvidas
Agência do INSS em Ariquemes
Rinaldo Moreira/ Rede Amazônica
O que é a prova de vida do INSS?
É um procedimento anual e obrigatório para os segurados e pensionistas do INSS que recebem seu benefício por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético comprovarem que estão vivos. Tem como principal objetivo dar mais segurança tanto para o cidadão quanto para o governo, evitando fraudes e pagamentos indevidos de benefícios.
Em caso de dúvidas, o cidadão pode ligar para o número 135, que funciona de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).
Retomada
Os segurados e pensionistas que deixaram de realizar a comprovação antes de março de 2020 serão os primeiros a terem os benefícios bloqueados caso não se regularizem. Para os beneficiários que deveriam ter realizado a prova de vida por meio digital em fevereiro de 2020, o prazo para realizar a comprovação se encerra em 31 de maio. Depois disso, será a vez dos beneficiários que estão com a prova de vida vencida desde março e abril de 2020.
Para essa retomada, o INSS estabeleceu um novo calendário. Veja abaixo:
Calendário retomada provas de vida
Economia G1
Como é feita a prova de vida presencial?
Conforme informado pelo INSS, o cidadão pode comparecer presencialmente no banco onde recebe seu pagamento. Algumas instituições bancárias oferecem alternativas, como prova de vida pelo caixa eletrônico ou por aplicativos. O beneficiário deve confirmar as opções disponíveis e o horário de funcionamento junto ao banco, pois algumas instituições oferecem horários diferenciados para os beneficiários do INSS. Clique aqui e veja como funciona em cada banco.
É possível fazer a prova de vida em domicílio?
O INSS permite que beneficiários realizem a prova de vida em domicílio, por meio da visita de um funcionário do órgão à casa do segurado. Esse direito é garantido nos seguintes casos:
segurados de qualquer idade que não estejam em condições de se locomover
todos os segurados maiores de 80 anos, com ou sem condições de se locomover
No caso dos segurados sem condições de se locomover, eles devem ligar no 135 ou acessar o site Meu INSS para agendar a prova de vida. É preciso comprovar essa condição de saúde por meio de documentos médicos.
Prova de vida digital
Desde agosto do ano passado, a prova de vida também pode ser feita por meio do aplicativo ou site Meu INSS por beneficiários com mais de 80 anos ou com restrições de mobilidade. A comprovação da dificuldade de locomoção exige atestado ou declaração médica. Nesse caso, todos os documentos são anexados e enviados eletronicamente.
Veja aqui o passo a passo da prova de vida digital no site do INSS
VÍDEOS: veja mais notícias de Rondônia

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: