Conectado por

Rondônia, sábado, 27 de abril de 2024.

G1

Cactos: Veja como fazer mudas e replantar


Compartilhe:

Publicado por

em


Conexão Verde ensina como replantar mudas de cactos, plantas que nunca saem de moda e deixam a casa elegante. Veja como replantar o cacto no vaso
Leonel de Souza/VCnoTG
Pequenos e elegantes, os cactos estão ganhando cada vez mais espaço nos jardins e até na sala de casa.
Atualmente é possível encontrar uma grande variedade de espécies e muita gente, inclusive, gosta de presentear alguém querido com uma muda de cacto.
Mesmo sendo uma planta aparentemente fácil de cuidar em casa, é necessário atenção e cuidado frequente, inclusive fazer o replantio das mudas no tempo certo.
Quando devo replantar o cacto de vaso?
Segundo a Anne Pinheiro, empreendedora do ramo, o cacto pequeno pode ser mantido em um vaso pequeno, caso você queira que a planta fique em forma de ‘miniatura’.
“Mas se você deseja que ele cresça, aí você troca por um vaso maior. O que eu recomendo é manter ele no mesmo vaso por cerca de três meses”, diz.
Anne afirma ainda que, se a pessoa não fizer a troca, vai chegar um momento que o próprio cacto vai pedir para ser trocado de vaso. “Você vai ver que ele as raízes vai começar empurrar o cacto para fora do vaso”, afirma.
O que precisa para o replantio de cacto?
Pedrinhas (para fazer a drenagem)
Filtro de café (para ser uma manta)
Um vasinho (pode ser de plástico ou de barro)
Substrato pronto (bem solto, pois é o tipo de solo que o cacto gosta)
Caso não tenha experiência em manusear cactos, por causa dos espinhos, Anne recomenda que a pessoa amasse um papel e seguro na mão para poder pegar na planta sem se machucar.
Abaixo, assista como fazer o replantio do cacto:
Cactos no Conexão Verde: aprenda a replantar e fazer mudas
O filtro de café deve ser colocado no fundo do vasinho e, segundo Anne, com o tempo ele se deteriora e não causa prejuízo ao cacto.
Como regar cactos?
Depois de replantados, os cactos devem ser regados com abundância (até que a água escorra pelo fundo do vaso). Após isso, a planta deve ser molhada apenas quando a terra estiver bem seca (cerca de 15 dias depois).

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: