Conectado por

Rondônia, sexta, 26 de abril de 2024.

G1

MP entra com ação contra governo de RO e prefeitura de Cacoal para regularizar serviços de diálise


Compartilhe:

Publicado por

em


Promotoria diz que a situação vulnera ou pode vulnerar gravemente o direito à saúde e à vida de pacientes. Empresa prestadora de serviço alega que suspende ou interrompe atendimentos por falta de pagamento e medicamentos. Paciente faz hemodiálise
Momen Faiz/NurPhoto/NurPhoto via AFP/Arquivo
O Ministério Público de Rondônia (MP-RO) entrou com uma ação civil pública contra o Governo de Rondônia e a Prefeitura de Cacoal (RO), pedindo a regularização e manutenção dos serviços de hemodiálise. A informação foi confirmada na sexta-feira (29).
O MP se refere a situação de Cacoal e região como “desastrosa que aflige os portadores de doença renal crônica”, já que a assistência a esses pacientes não é prestada de forma resolutiva, pois a empresa que presta o serviço suspende ou interrompe frequentemente os atendimentos, alegando “falta de pagamento, falta de medicamentos entre outras causas”.
A Promotoria de Justiça de Saúde em Cacoal diz que o estado e município devem prestar toda assistência necessária aos pacientes portadores de Doença Renal Crônica (DRC), com providências emergenciais e adiante soluções duradouras.
Acrescenta ainda que a situação atual vulnera ou pode vulnerar gravemente o direito à saúde e à vida de pacientes doentes.
O G1 entrou em contato com o Governo de Rondônia e Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) e, até a última atualização desta reportagem, não obteve resposta, justificando a falta de pagamento e medicamentos alegados pela empresa prestadora de serviço.
Na tarde deste sábado, a prefeitura de Cacoal informou que fez várias reuniões com pacientes, vereadores e a empresa responsável.
“Sempre trabalhamos para que não fosse interrompido o centro de hemodiálise em Cacoal, haja vista que os repasses com essa empresa estão em dia, e inclusive adiantamos valores ainda não vencidos para contribuir com a normalização da situação financeira da empresa. Vários pacientes de outras cidades fazem tratamento em Cacoal, mesmo assim somos o único município que contribui com o pagamento da empresa terceirizada. Estamos em contato frequente com o Governo do Estado e deputados, para que juntos possamos chegar o mais rápido possível a uma solução definitiva para regularizar serviços de diálise dando mais qualidade de vida aos pacientes”, diz o prefeito Adailton Fúria, em nota.
Entenda como é feita a hemodiálise
Quando os rins perdem a capacidade de filtrar o sangue, o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, uréia e creatinina no organismo fica prejudicado. Em casos de insuficiência renal grave, a hemodiálise pode ser a alternativa para recuperar esse equilíbrio. O procedimento faz o trabalho que o rim doente não pode fazer, através de uma máquina, que retira o sangue do paciente para purificá-lo e devolvê-lo ao organismo depois de filtrado. Leia mais.
Infográfico mostra o passo a passo de uma hemodiálise
Divulgação
VÍDEOS: mais recentes do G1 Rondônia

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: