Conectado por

Rondônia, sexta, 26 de abril de 2024.

G1

Assistentes sociais solicitam vacinação contra Covid-19 em Guajará-Mirim, RO


Compartilhe:

Publicado por

em

Secretaria diz que as duas profissionais trabalham visitando casas de pacientes com suspeita da Covid. Elas já foram barradas enquanto buscavam vacinação em posto de saúde da cidade. Duas assistentes sociais de Guajará-Mirim (RO) solicitaram à Rede de Imunização da cidade que fossem vacinadas contra a Covid-19. A solicitação foi feita pela atual secretária Mari Granemann, da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social.
No documento, emitido essa semana, a secretária destaca que as duas assistentes sociais trabalham visitando as casas de pacientes com suspeita da Covid, e que portanto, poderiam ser imunizadas nessa primeira etapa.
De posse do documento, as duas profissionais buscaram a vacinação no Posto de Saúde Carlos Chagas, localizado no bairro Tamandaré. No local, ambas foram orientadas pela atual coordenadora da Rede de Imunização, Keila Sicsú, de que não poderiam ser imunizadas.
“Agora estamos imunizando os profissionais da saúde que atuam diretamente na linha de frente, e que correm o risco de contaminação, que atuam nos hospitais e postos de saúde. Apesar do trabalho delas, e de serem da área da saúde, elas serão vacinadas em outro momento. Estamos seguindo com o protocolo nacional”, destacou a coordenadora.
O G1 também entrou em contato com a secretária Mari Granemann. Segundo ela, as profissionais além de visitarem pacientes com suspeita da doença, também têm contato com pacientes que vieram a óbito.
“Elas visitam diariamente pacientes e familiares com suspeita da Covid, em suas casas. Na secretaria temos três profissionais que se enquadram para a imunização. Uma técnica de enfermagem – que já foi vacinada – e as duas assistentes sociais. Como essas duas não conseguiram a imunização no hospital, eu solicitei via ofício. Até porque uma delas, na semana passada teve contato com familiares de um paciente que veio a óbito pela Covid. Mas, vamos seguir então com o protocolo e aguardar que sejam vacinadas”, enfatizou a secretária.
Plano estadual de vacinação
De acordo com o Governo de Rondônia, as primeiras pessoas vacinadas contra a Covid-19 fazem parte de grupos prioritários, considerados mais vulneráveis ou mais expostos à doença. A vacinação acontece preferencialmente, de acordo com a disponibilidade da vacina. Os grupos foram divididos em quatro fases:
Primeira fase: Trabalhadores de Saúde, pessoas com mais de 75 anos, pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas e população indígena acima de 18 anos. Fazem parte desse grupo cerca de 102 mil pessoas.
Segunda fase: pessoas de 60 a 64 anos, pessoas de 65 a 69 anos e pessoas de 70 até 74 anos. Fazem parte desse grupo cerca de 141 mil pessoas.
Terceira fase: Pessoas com comorbidades, como: diabetes, hipertensão, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave. Fazem parte desse grupo cerca de 120 mil pessoas.
Quarta fase: Trabalhadores educacionais, forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional. Fazem parte desse grupo aproximadamente 28 mil pessoas.
VÍDEOS: mais recentes do G1 Rondônia

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: