Conectado por

Rondônia, sexta, 26 de abril de 2024.

Destaque

Chapa da diretoria do SINTERO quer impedir oposição de concorrer nas eleições alegando supostas irregularidades


Compartilhe:

Publicado por

em

Chapa da diretoria do SINTERO quer impedir oposição de concorrer nas eleições alegando supostas irregularidades

A chapa 1, composta por integrantes da atual diretoria do sindicato, que concorre nas eleições do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTERO), protocolou em 16/10/2020 na Comissão Eleitoral pedido de impugnação contra a chapa 2 de oposição, alegando práticas de irregularidades na campanha; apresentando como provas fotos de um veículo plotado com identificação da entidade na lateral, de placa QTB-8040, que seria utilizada pela Regional Rio Machado do sindicato, de Ji-Paraná, além de prints de grupos de Whatsapp de filiados do SINTERO nos quais teria sido feito propaganda eleitoral.

Para a chapa 2 o pedido inusitado de impugnação é totalmente descabido, já que o Regimento Eleitoral do SINTERO prevê apenas a impugnação de candidatos e não de chapa inteira como estranhamente pediu a chapa 1, conforme parágrafo 6º do artigo 17:  “A chapa da qual fizerem parte os impugnados por decisão da Comissão Eleitoral, poderá concorrer às eleições desde que mantenha 3/4 dos demais candidatos”. “Este absurdo pedido de impugnação contra a chapa de oposição inteira demonstra o temor da atual diretoria de encarar o voto dos filiados”, afirma o Professor Ozeas Goes candidato a presidente pela chapa 2.

A frágil denúncia da chapa 1 não aponta um único candidato da chapa 2 que seria responsável pelo suposto uso irregular do veículo do sindicato e de grupo Whatsapp, o que a torna imprestável para ser julgada pela Comissão Eleitoral, conforme artigo 17, parágrafo 6º do Regimento. Nas fotos apresentadas como provas, de uso irregular do carro, não aparece qualquer pessoa e a chapa 1 afirma que teriam sido registras no Dia do Professor (15/10), em frente a Escola Paulo Freire, em Presidente Médici. A direção da escola forneceu declaração informando que não houve expediente no dia, logo não teria filiados e tão pouco campanha seria possível.

Diante da postura da chapa da direção do SINTERO, a chapa 2 encaminhou denúncia, neste final de semana, à Comissão Eleitoral relatando várias irregularidades, apresentando provas e apontando os candidatos da chapa concorrente responsáveis por elas. A principal irregularidade denunciada é contra a atual presidente do sindicato, Lionilda Simões, candidata à reeleição.

A candidata a presidente pela chapa 1 assinou um termo de acordo em 13/10/2020, na Comissão Eleitoral, para retirar todas as publicações de uma nota de repúdio atacando a chapa concorrente, mas manteve a nota em dois sites de notícias da Capital e a publicou novamente no site da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), no dia seguinte, 14/10/2010. Foi pedido a impugnação de Lionilda e outros três candidatos da chapa 1 por irregularidades que teriam sido comprovadas.

Fonte: Assessoria.

Compartilhe: