Conectado por

Rondônia, sábado, 27 de abril de 2024.

Geral

Roda de conversa debate inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual na Comarca de Colorado


Compartilhe:

Publicado por

em

Dia 1º de outubro, diversos profissionais se reuniram em uma roda de conversa virtual para debater sobre as dificuldades enfrentadas para a inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual na Comarca de Colorado do Oeste.

Mediada por Flávia Albaine (Defensora Pública de Colorado) e Sandra Valéria (professora da rede educacional pública de Colorado), o evento virtual contou com a participação do Conselho Tutelar do município, de profissionais da educação, da saúde e da AMA CONE SUL.

Principalmente em um momento como esse, de pandemia, diversas situações foram ressaltadas e, do mesmo modo, os participantes conversaram para buscar propostas e soluções para essas questões, que serão levadas às autoridades locais.

“Dentro de todo esse contexto é que a sociedade brasileira deve ser chamada à reflexão sobre como atuar para a efetivação do direito à educação de crianças e adolescentes com deficiência, assim como para eliminar algumas das barreiras que ainda obstruem o gozo pleno de tais direitos”, pontua Flávia.

Com a experiência pessoal na condição de Defensora Pública e realizando o trabalho de educação em direitos pelo interior do estado de RO, Flávia constatou a falta de estrutura das entidades do ensino público para a efetivação do direito à educação de seus alunos com algum tipo de deficiência.

“As colocações mais constantes para justificar a debilidade do ensino inclusivo na região foram professores relatando que a graduação não lhes concedeu conhecimento técnico para tal e que a escola também não investe em cursos de capacitação com esse objetivo, ausência de equipe interdisciplinar para atender às necessidades do aluno com deficiência, carência de planos de ações personalizados que considerem as peculiaridades do aluno com deficiência e pouco investimento em tecnologias assistivas que objetivem a inclusão desses alunos no ambiente escolar”, relata.

Sendo assim, agora os profissionais irão levar às autoridades tudo o que foi conversado e apresentado pelas mais diversas óticas dos profissionais inseridos na inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual na Comarca de Colorado, buscando mudanças positivas para o próximo ano.

O que diz a lei?

Algumas dessas medidas de apoio ao sistema educacional inclusivo podem ser encontradas no artigo 28 do Estatuto da Pessoa com Deficiência cujo rol não é exaustivo e que prevê a inclusão da deficiência no conteúdo programático dos cursos superiores, a efetiva oferta de profissionais de apoio para viabilizar a inclusão, o ensino de libras e brailes para os estudantes, a adaptação do ambiente escolar para garantir condições de acessibilidade, o estímulo à realização de pesquisas sobre o tema, a participação dos estudantes com deficiência nas diversas instâncias de atuação da comunidade escolar, dentre outros.

Setembro Verde e as ações para a conscientização

 Durante setembro, mês oficial de conscientização da inclusão oficial, o projeto Juntos pela Inclusão Social, nascido em Rondônia, proporcionou eventos on-line para levar às pessoas da região e de todo o País informações sobre as pessoas com deficiência, dentre eles um debate virtual sobre capacitismo e vídeos com histórias sobre pessoas portadoras de diversas deficiências que contam suas rotinas, conquistas e dificuldades.

E, claro, dentre algumas delas há as limitações na educação.

“Queremos deixar a nossa reflexão sobre a importância de mudanças para que as pessoas com deficiência também estejam englobadas na expressão ‘todos’ quando o artigo 205 da Constituição Federal diz que a educação é um direito de todos”, finaliza Flávia.

Para conferir mais sobre esses vídeos, acesse o canal do YouTube do Juntos pela Inclusão Social.

Compartilhe: