Conectado por

Rondônia, sexta, 26 de abril de 2024.

G1

Preço do arroz subiu porque produção de Rondônia atende somente a 34% da demanda interna


Compartilhe:

Publicado por

em


Segundo Seagri, cerca de 70% do arroz consumido no estado vem de fora. Rondônia produz 139 mil toneladas, mas isso não é suficiente à demanda interna. Alta de 40% no preço de arroz em Rondônia
O preço do arroz subiu 40% no comércio de Rondônia ao longo das últimas semanas. Segundo a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), esse aumento se deve porque a produção local atende somente 34% da demanda interna do estado.
Em entrevista ao Bom Dia Amazônia nesta segunda-feira (21), o secretário Evandro Padovani explicou que o estado é o maior produtor de arroz da região norte, chegando a produzir 139 mil toneladas, mas isso não é suficiente à demanda interna.
“Essa quantidade atende apenas 34% da nossa demanda. A maior parte do que é processado aqui [cerca de 70%] vem de outros estados”, diz Padovani.
Ainda de acordo com o secretário, nos últimos anos os produtores rondonienses foram desmotivados pelo plantio devido aos preços baixos.
“Agora, com esse aumento do dólar, houve um aumento da exportação de arroz [até a nível de Brasil]. Assim houve um aumento de demanda e menos oferta de produto. O governo federal abaixou as alíquotas de importação de arroz, até chegar a nova safra, para tentar conter o preço nas gôndolas do mercado”, afirma Padovani.
Preço do arroz sobe em Rondônia
Paulo Lanzetta/Embrapa

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: