Conectado por


Política

Nota dos presidentes dos Diretórios Estaduais do Partido Verde da Amazônia

Publicado por

em

Após anúncio feito pela ministra do Meio Ambiente da Alemanha, Svenja Schulze, em entrevista ao jornal “Tagesspiegel”, sobre a suspensão do financiamento de projetos para a proteção da floresta e da biodiversidade na Amazônia devido ao aumento do desmatamento na região, o presidente Jair Bolsonaro reagiu dizendo: “Investir? Ela não vai comprar a Amazônia. Vai deixar de comprar a prestação a Amazônia. Pode fazer bom uso dessa grana. O Brasil não precisa disso”, declarou.

Os presidentes dos Diretórios Estaduais do Partido Verde da Amazônia vêm a público manifestar seu apoio ao Fundo Amazônia e as ações financiadas para auxiliar as comunidades tradicionais na busca de um modelo de desenvolvimento novo, sustentável, gerador de emprego e renda, capaz de diminuir a pobreza e acabar com a miséria, pondo fim ao desmatamento.

Os presidentes exigem que o Governo Federal mude o tom em relação aos parceiros da Região; que mantenha o Fundo funcionado com autonomia e participação da sociedade local; e, caso permaneça a suspensão do repassa pelo Governo Alemão, que seja providenciado um aporte de recurso federal para Fundo no mesmo ou em valor superior ao valor suprimido diante da retaliação verbal e do aumento do desmatamento.

O relatório de Atividades publicado em 2018, sobre os dez anos de existência do Fundo,
demonstra que o presidente Bolsonaro desconhece todo o trabalho realizado na região.
http://www.fundoamazonia.gov.br/export/sites/default/pt/.galleries/documentos/rafa/RAFA

Assinam a nota:

Rudson Leite da Silva, presidente do PV Roraima a coordenador da Região Norte; José Carlos Lima da Costa, presidente do PV do Pará e diretor executivo da Fundação Verde Herbert Daniel; Antônio José Nunes dos Santos, presidente do PV do Amapá; Shirley Torres de Araújo, presidente do PV do Acre e Secretária Nacional do PV Mulher, Aires Mota de Almeida, presidente do PV de Rondônia e Eliane Ferreira da Silva, presidente do PV do Amazonas.