Programação organizada pelo Observatório Ambiental Jirau contemplou moradores de Nova Mutum Paraná e profissionais da UHE Jirau

PublicidadeDJ90

 Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, uma programação especial foi desenvolvida pelo Observatório Ambiental Jirau no período de 3 a 7 em Nova Mutum Paraná e na Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau. A iniciativa contou com a parceria da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Hidrelétrica, e estimulou a reflexão de práticas sustentáveis voltadas para a preservação do nosso planeta. A semana contou com oficinas de reaproveitamento de resíduos nas escolas, na sede do Observatório e palestra na UHE Jirau com participação da equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Sumaia Yonezawa, Coordenadora de Projetos de Educação Ambiental do Observatório Ambiental Jirau, conta sobre o propósito da programação. “O objetivo das atividades desta semana de meio ambiente é sensibilizar para as práticas sustentáveis do nosso cotidiano, trabalhar esta reflexão desde a primeira infância até a vida adulta e conscientizar as pessoas sobre os tipos de impacto que podemos evitar apenas tomando atitudes simples no nosso dia a dia”, explica Sumaia.

Uma oficina de fabricação de vassoura PET foi realizada na sede do Observatório, em Nova Mutum Paraná, para um grupo de 20 pessoas, onde foi ensinado um jeito rápido e prático de reciclar as garrafas plásticas que levam 500 anos para se decompor na natureza, caso não sejam reaproveitadas. Além do benefício ao meio ambiente, a oficina favorece a economia doméstica e a geração de renda, pois as vassouras podem ser utilizadas em casa ou vendidas. A artesã Suzana Artuso, participou e aprovou a oficina. “Achei uma ótima ideia e aprovei a vassoura. É bom para reaproveitar esses materiais plásticos, uma possibilidade de obter lucro e ótimo para a saúde, pois é uma terapia sem limites. Quanto mais artesanato fazemos, mais ideias surgem”, conclui Suzana.

Na educação infantil, alunos do pré-escolar ao 5º ano do Ensino Fundamental, das escolas Encantos de Mutum e Sesi, participaram da oficina de reaproveitamento de resíduos com o plantio de mudas, onde produziram e decoraram vasinhos feitos de rolos de papel. A Coordenadora Pedagógica do Sesi em Nova Mutum Paraná, Ana Paula de Almeida, falou com satisfação da ação. “A escola é o espaço da construção de valores e trabalhar questões ambientais na infância, como a importância da conscientização sobre a preservação do meio ambiente, agrega conceitos significativos para a vida. Explorar o mundo através das vivências e experimentos faz parte da metodologia da Rede Sesi e em parceria com o Observatório Ambiental Jirau, a atividade teve um valor social agregado ainda maior”, destaca Ana Paula.

Já na UHE Jirau, foi realizada a distribuição de cem mudas de árvores entre os empregados da Usina e um plantio coletivo de muda da espécie de jambo e outra de cojoba, uma árvore que trará ainda mais beleza e sombra para o jardim da sede administrativa. Além disso, os profissionais participaram de uma palestra ministrada por um representante do ICMBio, que falou sobre as Estratégias de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais das Reservas do ICMBio e alertou a respeito do perigo das queimadas no ambiente urbano. Para Clariana Belém, Analista de Socioeconomia da ESBR, as atividades têm resultados efetivos e reais. “A Usina Jirau desenvolve muitos programas socioambientais e as ações da Semana do Meio Ambiente servem de exemplo desse processo, pois conseguimos ir além da obrigação e trazer um resultado positivo para a sociedade”, ressalta Clariana.