Moradores de Minas Novas preocupados com demora na aprovação do Zoneamento
25/11/2015|  Autor : Assessoria|   Fonte : Assessoria


Presidente da Assembleia se reuniu com habitantes da localidade, que temem conflitos

 Um grupo de moradores da localidade de Minas Novas,  na região de Buritis, se reuniu com o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PP) e manifestou preocupação com a demora nos estudos para uma nova aproximação do Zoneamento Socioeconômico e Ecológico, por parte da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam).

“É uma necessidade de Rondônia esse novo estudo que permita uma readequação no nosso Zoneamento. O processo deve partir do Executivo, mas é a Assembleia quem aprova e dá a palavra final para que essa mudança ocorra dentro do que determina a legislação”, explicou Maurão, que tem acompanhado o trâmite desse procedimento e lutado junto ao Governo por sua celeridade.

Da reunião, participaram ainda o deputado estadual Hermínio Coelho (PSD), o secretário da Sedam, Vilson Sales e o vereador de Buritis, Adai Jose Borges de Castro o popular Sorriso (PMDB). “Os moradores estão aqui buscando uma adequação. Eles, inclusive, manifestam preocupação que, com a demora no Zoneamento, áreas que hoje estão intactas sejam devastadas, causando um dano ainda maior e todos acabem sendo prejudicados”, completou Hermínio.

O secretário garantiu que o Governo tem se empenhado em promover os estudos necessários para a nova adequação do Zoneamento. “Já temos a data marcada, 11 de janeiro do próximo, ano para o início do processo de licitação, para escolha da empresa que vai fazer o serviço, que é técnico, complexo e que precisa levar em conta muitas leis, tanto estaduais quanto federais”, esclareceu Vilson.

Os produtores de Minas Novas enfrentam situação semelhante aos de Rio Pardo, União Bandeirante e outras áreas de Rondônia que carecem de uma readequação ao Zoneamento, permitindo que a exploração, de forma sustentável dos recursos, seja realizada.
 
A atualização na segunda aproximação do Zoneamento é uma adequação, que permite que novas áreas, sejam incorporadas em regiões produtivas, saindo da zona 2.2 para 1.2.


COMENTE COM O FACEBOOK


Portalrondonia Comunicações Ltda. E-mail: redacao@portalrondonia.com