Tecnologia
Varas do Trabalho do Interior de Rondônia e Acre têm auxílio remoto pelo PJe-JT
05/08/2015|  Autor : Assessoria|   Fonte : Assessoria
O sistema de Processo Judicial Eletrônico PJe-JT, oferece diversas vantagens para a Justiça do Trabalho. Graças a essa ferramenta, as Varas do Trabalho de Rondônia e Acre podem receber auxílio em suas demandas remotamente. Regulamentado pela Portaria GP nº 1181, de 25 de maio de 2015, a Vara do Trabalho de Cacoal foi a primeira beneficiada com a ação que já atendeu também as varas de Rolim de Moura (RO), Sena Madureira e Cruzeiro do Sul (AC). 
 
Após um levantamento realizado pela Secretaria Judiciária, foi observado que o aumento de demanda em áreas específicas exigia uma atuação de outras varas, com a participação de servidores capacitados para auxiliar nas atividades. Com o PJe-JT, esse problema foi solucionado por meio da atuação remota. 
 
Segundo o secretário judiciário Martinho de Oliveira o servidor que vai atuar é credenciado no sistema e tem acesso aos processos no PJe da vara beneficiada, que repassa a sua demanda ao servidor. "A atuação dos servidores se dá remotamente, ele não sai da lotação de origem, o servidor continua  lotado na vara e trabalha através do PJe. Somente o PJe permitiu isso." 
 

Maria Ivanilde de Matos Marangoni, assistente de diretor de secretaria de Cacoal, destaca que a ajuda de outras varas tem sido providencial, já que a demanda processual aumentou consideravelmente nos últimos anos. "Já estamos com mais de 1.800 ações protocoladas neste ano. Somente físicos ainda temos aproximadamente 800 processos", afirma. 
 
Rogério Azevedo Ribeiro, diretor de secretaria da Vara de São Miguel do Guaporé (RO) ressalta que a demanda não é menor nas varas apoiadoras, mas a dedicação possibilita a cooperação com outras varas sem afetar a sua demanda ou acréscimo na jornada de trabalho dos servidores. "A nossa equipe é muito especial. Somos celeiro de especialistas em ´resgates´. A Secretaria Judiciaria solicita auxilio para algumas VTs e sempre que possível nós nos dispomos a ajudar os demais colegas."  Além de São Miguel, também auxiliaram nas ações as varas de  Buritis, Colorado do Oeste e Jaru, interior de Rondônia e Feijó (AC).
 
ASCOM/TRT14 (Amanda Barbosa/Celso Gomes)

COMENTE COM O FACEBOOK


Portalrondonia Comunicações Ltda. E-mail: [email protected]