A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados votará a redução da jornada semanal de trabalho dentro de 15 dias. Após umFim da escala 6×1 pedido de vista coletivo, a comissão analisará o fim da escala 6×1 dentro do prazo estipulado. Ao todo, três textos serão analisados pelo colegiado da CCJ: duas propostas de emenda à constituição (PECs) e um projeto de lei (PL), proposto com urgência pelo governo Lula.
Para abordar os desdobramentos da redução da jornada de trabalho, seus impactos econômicos e os desdobramentos jurídicos, a Universidade Federal Fluminense (UFF) disponibiliza para entrevistas Flávia Uchôa*, professora do departamento de Administração, e Ivan da Costa Alemão Ferreira**, professor da Faculdade de Direito.
Flávia Uchôa, atualmente, desenvolve o projeto “Impactos da escala 6×1 na vida das(os) trabalhadoras(es)”. Realizou estudos pós-doutorais focados em pobreza multidimensional, precarização da vida e políticas públicas para erradicação da pobreza e promoção do trabalho decente. É coordenadora do Núcleo de Estudos em Psicologia Social do Trabalho (NUPST).
**Ivan da Costa Ferreira Alemão é professor da UFF, onde leciona Direito do Trabalho, e da Escola da Magistratura do TRT1. Exerceu o cargo de juiz no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de 1993 a 2013, quando passou a ser desembargador. Hoje, é aposentado dos cargos de magistratura.




