Conectado por

Rondônia, sexta, 17 de maio de 2024.

Destaque

Comandante da PM confirma criação de batalhão específico para combater o crime organizado


Compartilhe:

Publicado por

em

Foto: Comandante-geral da PM, coronel Regis Braguin
Foto: Comandante-geral da PM-RO, Coronel Regis Braguin,

Em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (2), no Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar de Rondônia, em Porto Velho, foi anunciada pelo comandante-geral, coronel Regis Braguin, a criação do Batalhão de Policiamento Tático de Ação e Reação ao Crime Organizado – BPTAR. Ele explicou que nos últimos anos, tem se verificado um aumento das ações relacionadas ao crime organizado e sobretudo das facções criminosas, ocasionando um aumento exponencial nos índices criminais do Estado. Por isso, se faz necessário o Batalhão.

Na coletiva, que contou com a presença do Secretário de Segurança, Defesa e Cidadania, coronel Felipe Vital, foi oferecido um café da manhã à imprensa e aos policiais militares que participaram esta semana da prisão de vários suspeitos, apreensão de armas e munições. Sobre o BPTAR, o coronel Vital disse que com ele em ação, a incidência criminal vai baixar “principalmente de homicídios, possa figurar numa régua mais baixa, em relação outros estados”.

O coronel Braguin explicou que à necessidade de adequar as novas formas de policiamento ostensivo no tocante a atender a demanda existente. Então, disse ele, nós temos hoje, os Batalhões de Operações Especiais e de Choque, Batalhão de Fronteira, algumas especializadas. No campo, no combate efetivo ordinário, todos os dias nas ruas, nós temos as tropas táticas a nível dos Batalhões da capital e do interior. No entanto, nós não temos ainda um Batalhão especializado, voltado às ações perigosas fomentadas pelas facções.

Exemplos


Continua após a publicidade
FACULDADE SAPIENS

Para o comandante-geral, o exemplo para criação deste Batalhão vem da Polícia de São Paulo, com a Ronda Ostensiva Tobias de Aguiar – ROTA, que é o berço desse tipo de policiamento. E a Rotam, em Goiás que são as modalidades de policiamento voltadas hoje para este enfrentamento. “Nós fizemos esse diagnóstico e entendemos que agora, de acordo com a incidência criminal que tem passado nos últimos meses aqui em Rondônia, principalmente em Porto Velho, há necessidade de que se crie esse Batalhão e tenha essa mesma modalidade e que tenha um contingente mais específico para o combate as facções criminosas que estão assolando nosso Estado”.

Para ele, a PM de Rondônia terá este Batalhão específico para fazer o combate bélico mais contundente a esses marginais e assim permitir que enquanto esse Batalhão está combatendo as facções teremos o nosso policiamento ordinário mais direcionado aos atendimentos gerais de ocorrência da Polícia Militar.

Fonte: Lenilson Guedes / PMRORondoniagora.com

Publicidade

EDIFÍCIO BUENOS AIRES
DJ90.COM.BR Brasil Digital google

Últimas notícias

Classificados

Compartilhe: