Conectado por

Rondônia, sábado, 01 de junho de 2024.

educação

Educadores da UFRGS visitam Porto Velho para acompanhar resultados do ‘Projeto Saúde com Agente’


Compartilhe:

Publicado por

em

Curso gratuito oferece formação técnica para 369 Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias

Projeto está em execução em quase todo o país, beneficiando quase 200 mil participantes ACE e ACSProjeto está em execução em quase todo o país, beneficiando quase 200 mil participantes ACE e ACS

Educadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) estão em Porto Velho para acompanhar o desenvolvimento do ‘Projeto Saúde com Agente’, que oferece cursos de Técnico em Agente Comunitário de Saúde e Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias, para profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

Através do projeto, 281 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e 88 Agentes de Combate às Endemias (ACE), da zona urbana e rural de Porto Velho, já estão na fase final da formação teórica e prática, iniciada em agosto de 2022. O objetivo é melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da atenção primária.


Continua após a publicidade
FACULDADE SAPIENS

Professor da UFRGS e coordenador do Curso de ACE no Brasil, Diogo Pilger, explica que o projeto está em execução em quase todo o país, beneficiando quase 200 mil participantes ACE e ACS. Segundo ele, a visita técnica está sendo realizada em todas as capitais do Brasil, pois até este momento o contato da universidade com os estudantes aconteceu virtualmente.

“Organizamos o curso, fazemos as aulas online e contamos com os preceptores daqui, que é fundamental porque são eles que conhecem a realidade. Essa nossa visita é para conhecer os estudantes, os preceptores e a realidade de cada município, fazendo uma troca de experiências. Queremos saber os aspectos positivos e negativos, pois temos a perspectiva de melhorar e de proporcionar uma melhor qualificação na capacitação desses nossos estudantes”.

Os técnicos do Rio Grande do Sul aproveitaram a estadia em Porto Velho para conhecer algumas unidades de saúde e conhecer o fluxo de trabalho dos ACE e ACS.

O encontro do coordenador com parte dos estudantes e preceptores aconteceu na última terça-feira (20). Oportunidade em que dúvidas foram esclarecidas, sugestões apresentadas e muitos elogios direcionados ao conteúdo e a metodologia do curso.

Encerramento da formação técnica de ACE e ACS está programada para o próximo mêsEncerramento da formação técnica de ACE e ACS está programada para o próximo mês

Marcelo Brito da Silva, ACS há 17 anos, foi um dos profissionais que destacou a excepcional qualidade do conteúdo apresentado. “O curso ultrapassou minhas expectativas. Eu aprendi muito. A metodologia utilizada mesclou aulas práticas, teleaula, vídeos, opção de imprimir o conteúdo, atividades bem elaboradas, exercícios. O que aprendi até agora já estou aplicando na minha rotina de trabalho”.

PONTA DO ABUNÃ

Profissionais da saúde da Ponta do Abunã, que estão no Projeto Saúde com Agente, também terão oportunidade para trocar experiência com o professor e coordenador do Curso de ACE no Brasil, Diogo Pilger e Kathleen Asturian, assistente de tutoria da UFRGS.

Nesta quarta-feira, uma comitiva, liderada pelas diretoras dos Departamentos de Atenção Básica (DAB), Fabíola Barros, e de Vigilância em Saúde (DVS), Geisa Brasil, se deslocou para o distrito de Extrema, para apresentar aos educadores o trabalho do curso que vem sendo feito na região.

“Queremos que eles tenham a real percepção da dimensão do nosso município e dos obstáculos que é fazer saúde em Porto Velho. E que, mesmo com as adversidades, como a qualidade da internet, por exemplo, nossos agentes comunitários de saúde e de endemias que atuam nos distritos seguem firmes no propósito de finalizar a formação com boas notas e receber seus diplomas com muito louvor”, aponta Fabíola Barros.

De acordo com o cronograma dos cursos, o encerramento da formação técnica de ACE e ACS está programada para o próximo mês, quando a formatura será realizada. O Projeto Saúde com Agente é uma parceria da UFRGS com o Ministério da Saúde e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Texto: Luciane Gonçalves
Foto: Semusa

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

 

Publicidade

EDIFÍCIO BUENOS AIRES
DJ90.COM.BR Brasil Digital google

Últimas notícias

Compartilhe: