Conectado por

Rondônia, sábado, 01 de junho de 2024.

educação

Programa Avalia Porto Velho testa os conhecimentos de mais de 22 mil alunos de 110 escolas da rede municipal


Compartilhe:

Publicado por

em

Ação visa identificar as dificuldades para implementar melhorias nas políticas educacionais 

Avaliação é uma política estabelecida na rede municipal de ensino desde 2017Avaliação é uma política estabelecida na rede municipal de ensino desde 2017

Um total de 22.426 alunos de 110 escolas das regiões urbana e rural, que fazem parte da rede municipal de educação, participaram na quarta-feira (14) do programa Avalia Porto Velho 2023. Essa avaliação testa os conhecimentos dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, com foco na melhoria do aprendizado.

“Essa avaliação é uma política estabelecida na rede municipal de ensino desde 2017. É a 6ª edição realizada com objetivo de identificar as dificuldades de aprendizagem dos alunos. Em seguida, será feita uma devolutiva com os professores e gestores para poder entrar com a recomposição da aprendizagem onde essas crianças demonstrarem as principais necessidades”, explicou Gláucia Negreiros, titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed).


Continua após a publicidade
FACULDADE SAPIENS

Ela explica que, uma vez identificada a realidade da aprendizagem das crianças, a Semed trabalha ações específicas de formação dos professores e melhorias das políticas educacionais como um todo.

“Com isso, conseguimos observar um crescente resultado da aprendizagem dos alunos, onde também se consegue unir outros esforços a partir das evidências dessa avaliação, como é o caso de um programa que já está sendo executado há dois anos na rede municipal, que é o Alfabetiza Porto Velho, numa parceria valiosa com o Tribunal de Contas do Estado, com objetivo de alfabetizar os estudantes no tempo correto”, acrescentou.

No primeiro ano do projeto, número de alunos alfabetizados cresceu de 36% para 92%No primeiro ano do projeto, número de alunos alfabetizados cresceu de 36% para 92%

RESULTADO

A secretária informou que no início do Alfabetiza Porto Velho havia apenas 36% dos alunos alfabetizados do 1º ao 3º ano. Porém, ao final do primeiro ano de trabalho desse projeto, 92% dos estudantes tinham sido alfabetizados. “Isso é um ganho gigantesco para a Semed porque os dados anteriores eram desastrosos, mesmo antes da pandemia”, disse.

Outro ponto muito importante é que, numa avaliação realizada em nível de estado pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc), onde dez escolas foram premiadas, oito delas são da rede municipal de Porto Velho. “Estamos mudando a chave e conseguindo entregar alunos alfabetizados no tempo correto”, comemorou Gláucia Negreiros.

EXPECTATIVA

Ao receber a visita da titular da Semed, que estava acompanhando o andamento da aplicação das provas, a diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof° Antônio Augusto Rebelo das Chagas, Eide Cristiane, disse que acredita no bom desempenho dos seus alunos.

“Nossa expectativa é boa, apesar de termos passado pelo período de pandemia, mas estamos confiantes que os nossos alunos vão se sair muito bem nessa avaliação”, afirmou.

A escola, localizada no bairro São Sebastião II, atende 140 crianças com idades entre 6 e 10 anos, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Texto: Augusto Soares
Foto: Wesley Pontes

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Publicidade

EDIFÍCIO BUENOS AIRES
DJ90.COM.BR Brasil Digital google

Últimas notícias

Compartilhe: