Conectado por

Rondônia, segunda, 27 de maio de 2024.

G1

Milhões de filhotes de tartarugas são soltas em rio de Costa Marques, RO, com ajuda de voluntários


Compartilhe:

Publicado por

em


Segundo voluntários, as chuvas deste ano aceleraram as cheias no Rio Guaporé, resultando na morte de mais de 5 milhões de filhotes. Milhões de filhotes de tartarugas são soltas em rio de Costa Marques, RO
Reprodução
Aproximadamente 10 milhões de filhotes de tartaruga ganharam o Rio Guaporé, em Costa Marques (RO) nesta semana. A soltura é considerada fundamental para a manutenção da espécie. Voluntários da Associação Comunitária Quilombola e Ecológica do Vale do Guaporé (Ecovale), acompanham os nascimentos.
Segundo a Ecovale, as chuvas deste ano aceleraram as cheias no Rio Guaporé, o que resultou na morte de mais de 5 milhões de filhotes que não conseguiram escavar a areia molhada e ficaram soterrados. Em tempos de estiagem, a areia seca é leve e facilita o processo de escavação desses animais para que cheguem até o rio com vida.
Voluntários da ONG, na tentativa de ajudar as tartaruguinhas, escavaram e retiraram o maior número possível de filhotes. Cerca de 100 espécimes são encontrados em cada ninho, segundo a Ecovale.
Milhões de filhotes de tartarugas são soltas em rio de Costa Marques, RO
Reprodução
O período anual de soltura de filhotes que acontece na Praia Ponta da Ilha é uma das atrações mais esperadas da região. O evento reúne espectadores, profissionais e voluntários para garantir a preservação da espécie.
A Desova
Durante os meses de setembro a dezembro acontece em Rondônia o período de desova dos quelônios, para garantir a sobrevivência do maior número possível de animais, a Ecovale, que é a responsável pelo projeto há mais de 20 anos, fiscaliza e monitora os ninhos.
O processo é dividido em três etapas:
Na primeira etapa, é realizado monitoramento ambiental das desovas das tartarugas, identificação e quantificação dos ninhos;
Na segunda, um monitoramento no nascimento dos filhotes é feito com a intenção de observar a região no período de desova, as fiscalizações se intensificam para impedir ameaças e realizar um levantamento das informações sobre as espécies;
A última fase do processo é marcada pela soltura dos filhotes que desovam seguindo o curso do Rio Guaporé.
Cheia do Rio Guaporé cobriu os ninhos e afetou berçário de tartarugas
VÍDEOS: veja mais notícias de Rondônia

Fonte: G1 Rondônia

Publicidade

EDIFÍCIO BUENOS AIRES
DJ90.COM.BR Brasil Digital google

Últimas notícias

Classificados

Compartilhe: