Conectado por

Rondônia, sexta, 26 de abril de 2024.

Jurídicas

Gestores do Judiciário são orientados sobre as regras fiscais dos 180 dias finais da Gestão 2020-2021


Compartilhe:

Publicado por

em

Gestores do Judiciário são orientados sobre as regras fiscais dos 180 dias finais da Gestão 2020-2021

O Gabinete de Governança – G-Gov e a Auditoria Interna – Audint do Tribunal de Justiça de Rondônia lideraram, na última sexta-feira, 2 de julho, uma reunião com os gestores da instituição para repassar as orientações acerca das regras sobre os últimos 180 dias da gestão 2020-2021, do desembargador Paulo Kiyochi Mori, conforme o que preconiza a legislação vigente, ou seja, a Lei Complementar 173/2020;  a Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF, além dos entendimentos firmados pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia.

Mais do TJRO:

Justiça Rápida Digital já realizou mais de 1,5 mil audiências e segue com atendimentos em 2021

Reunião celebra conclusão do Projeto Rede de Justiça Restaurativa do TJRO

Após análise de recursos pela FGV, TJRO retifica convocados para processo seletivo

Esse conjunto de normas fixa vedações e exceções para o aumento de despesa com pessoal, inscrição de despesas em restos a pagar e geração de despesa decorrentes de criação, expansão ou aperfeiçoamento da ação governamental.

A principal delas é a proibição ao titular de poder ou órgão referido contrair obrigação de despesa que não possa ser cumprida integralmente dentro dele ou que tenha parcelas a serem pagas no exercício seguinte sem que haja suficiente disponibilidade de caixa para este efeito. Na determinação da disponibilidade de caixa são considerados os encargos e despesas compromissadas a pagar até o final do exercício.

O mesmo diz respeito à despesa de pessoal, que deve ser limitada neste período, conforme lembraram a auditora-chefe, Simara Jandira Castro de Souza, e os coordenadores da Auditoria de Gestão, Everton Batista Sousa, e da Auditoria de Infraestrutura, Wanderley de Oliveira Sousa Júnior.

A auditora-chefe destacou os regramentos para inscrição de despesas em restos a pagar, nos dois últimos quadrimestres do exercício, com base no art. 42, da LRF, suficiência de caixa, e também sobre o regramento para inscrição de despesas em restos a pagar não processados, que devem ser inscritas somente quando o contrato estiver assinado e em vias de execução, acompanhado por ordem de serviço ou fornecimento ou quando a obrigação contratual já foi concluída, faltando apenas o aceite formal pela Administração, considerando o término do exercício financeiro.

Já o auditor Everton Batista abordou as orientações, regramentos e exceções para a execução e aumento de despesas com pessoal nos últimos 180 dias de gestão, com base no art. 21, da LRF, art. 8º, da LC 173/20 e Decisão Normativa n. 2/2019, do TCE/RO. Pontuou, neste sentido, a proibição de aumento de despesa nos 180 dias finais de mandato, exceto se o ato que gerou o aumento foi anterior ao período de vedação.

Outro aspecto ressaltado por Batista foi a proibição de edição de atos durante o período de vedação que prevejam parcelas a serem implementadas em exercícios seguintes. Assim foi informado que a verificação do possível aumento de despesa tem como parâmetro o índice de despesa com pessoal aferido em junho de 2021, conforme disposto na Decisão Normativa n. 2/2019, do TCE/RO.

Já o auditor Wanderley tratou sobre geração de despesas decorrentes de criação, expansão ou aperfeiçoamento da ação governamental, e criação de despesas continuadas de caráter continuado. Enfatizou a importância dos estudos de impacto, declaração do ordenador de despesas sobre a assunção de despesas e sobre os impactos da LC 173/2020 na condução dos gastos públicos.

Em todas as explanações foram evidenciados os possíveis riscos e sanções aplicáveis aos atos que importarem aumento de despesa sem a devida fundamentação e atendimento às legislações citadas, bem como inscrição em restos a pagar.

Por fim, a secretária-chefe do Gabinete de Governança, Rosemeire Moreira Ferreira, reforçou a necessidade de parceria entre as unidades de Auditoria com as demais secretarias na orientação e mitigação de riscos para a Alta Administração e demais gestores. “Temos de ter cuidados redobrados neste período, observando todos os aspectos e regramentos”, frisou.

Assessoria de Comunicação Institucional

Compartilhe: