GOVERNADOR DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ESTADO AMPLIA COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI
04/02/2016|  Autor : Assessoria|   Fonte : Assessoria

 

422016-180324-confu_decret.jpg
O governador Confúcio Moura (PMDB) decretou nesta quinta-feira situação de emergência na saúde em Rondônia e anunciou ações de combate e prevenção ao mosquito Aedes Aegypti em todos os municípios do Estado.

Segundo Confúcio, mesmo que Rondônia não apresente números expressivos das doenças transmitidas pelo inseto, a dengue, zika e chicungunya, como nas regiões Nordeste e Sudeste do Brasil, a ordem é levantar uma força tarefa reunindo todos os órgãos competentes para evitar que o problema se propague em Rondônia.

Arlete Baldez, coordenadora estadual da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), explicou que os casos de dengue registrados este ano, do início de janeiro até esta quarta-feira última, comparados ao mesmo período de 2015, já são motivos suficientes para que todos se empenhem no combate ao mosquito. No mesmo período do ano passado foram confirmados 172 casos de dengue, e durante todo o ano foram quatro casos de óbito.

Já este ano, os casos de dengue quase triplicaram, registrando 422 confirmados e, apenas neste período, já são dois óbitos. Da nova e implacável doença, a zika, quatro casos já foram confirmados, sendo um em Vilhena, um em Alta Floresta, e dois em Alto Alegre dos Parecis. “Temos um caso de microcefalia, mas ainda está sendo investigado se o registro está realmente ligado ao zika vírus. De qualquer forma, estamos em alerta diante das circunstâncias”, declarou a coordenadora estadual da Agevisa.

Em 2015, também entre janeiro e início de fevereiro foram notificados 672 casos suspeitos, e este ano, já são 1744. “Ainda estamos dependendo do laboratório de Belém, para onde todas as amostras daqui são encaminhadas, e a demora é de três meses para recebermos o resultado”, explicou Arlete Baldez.

Exames

Entre as ações que darão agilidade ao processo de tratamento e prevenção contra novos casos, o diretor do Laboratório Central (Lacen), Luiz Tagliani, conta que a parceria com o governo federal e o estadual, permitirá que até o final deste mês as amostras sejam examinadas em Rondônia, e que o resultado será obtido em cinco dias. “Só estamos esperando a chegada dos kits de análise, enviados pelo Ministério da Saúde até o final deste mês”, revelou.

Técnicos estaduais já foram treinados em Brasília para trabalhar com as amostras, e com recursos próprios, o governo de Rondônia já adquiriu novos equipamentos apropriados para o trabalho. Ainda na manhã de hoje, cerca de 50 profissionais, de laboratórios públicos e privados, receberam um breve treinamento sobre como atender à demanda.
“O governo federal está investindo nos municípios para o combate, e nós estamos entrando nessa guerra com as armas que temos para trabalhar. Se for necessário paralisar uma obra que pode ser deixada para depois para investir em salvar vidas nós vamos fazer, só não podemos deixar o mosquito nos vencer”, disse o governador, Confúcio Moura. São R$ 2,8 milhões destinados pelo governo federal para os municípios.

Foi criado o Comitê Estadual de Monitoramento e Avaliação Multidisciplinar para acompanhar a presença do Aedes aegypti nos 52 municípios de Rondônia. “O comité permitirá aos gestores municipais abreviar os procedimentos burocráticos de aquisição de insumos necessários”, ressaltou Williames Pimentel. Confúcio Moura completou chamando toda a população, instituições religiosas e filantrópicas, a participarem efetivamente do processo de combate. “Sábado é o dia da faxina, dia em que o dono e a dona de casa estão disponíveis em casa para tirar cinco minutos do seu dia e observar suas calhas, seus quintais e também o dos vizinhos. Vamos monitorar e destruir os focos, os criadouros de larvas, porque este é o único meio de não sermos vencidos pelo Aedes Aegypti”, finalizou o governador.

COMENTE COM O FACEBOOK


Portalrondonia Comunicações Ltda. E-mail: [email protected]